Diario de Pernambuco
Busca
Para movimentar o Recife

Ana Paula Vilaça
Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife

Publicado em: 06/06/2020 03:00 Atualizado em: 06/06/2020 05:41

Em março deste ano, nós que fazemos a área esportiva da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife tínhamos um grande desafio  para resolver. A necessidade de enfrentar a pandemia da Covid-19 nos obrigava a fechar a praia, os parques e academias públicas e privadas, mas essa medida absolutamente inadiável gerava um efeito colateral: a falta de opções de exercícios físicos para a população.

Estava claro para nós que o isolamento seria indispensável para salvar milhares de vidas – o que se confirmou com o tempo – e que era preciso oferecer uma opção para os cidadãos cuidarem da saúde durante esse período difícil de confinamento. Exercícios físicos melhoram a imunidade, ajudam a controlar o peso, trazem bem-estar geral, reduzem o risco de doenças crônicas e diminuem o estresse.

A solução encontrada pelo prefeito Geraldo Julio foi o uso da tecnologia. Assim, criamos em tempo recorde o aplicativo Movimenta Recife, que colocou aulas de ginástica, dança e práticas integrativas, com orientação de profissionais qualificados, na palma da mão do recifense que ficou em casa em nome da vida.

E a população aprovou. Disponível nos sistemas Android e iOS, o Movimenta Recife tornou-se rapidamente o app mais baixado do Brasil na área de saúde e bem-estar, atingindo também a quinta colocação em países como Áustria e Bélgica. Hoje, já chegamos a mais de 45 mil usuários, além dos 27 mil acessos ao site movimenta.recife.pe.gov.br, onde o conteúdo também está disponível.

As videoaulas foram gravadas por professores de Educação Física, que trabalham nas 19 Academias Recife e nas 42 Academias da Cidade. São dinâmicas, fáceis de acompanhar e envolvem os níveis iniciante, intermediário e avançado. Como complemento, as três atletas olímpicas que fazem parte da nossa equipe – Yane Marques, Cisiane Dutra e Joanna Maranhão – gravaram vídeos para explicar o funcionamento do aplicativo e dar dicas aos usuários.

Quase três meses depois, temos a plena convicção de que o trabalho integrado da Prefeitura do Recife no combate à Covid-19 é um grande sucesso. As medidas adotadas já salvaram a vida de mais de 7 mil recifenses. Mesmo agora, quando os índices da pandemia dão sinais de melhora e permitem ao governo do ehstado lançar o Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19, as academias ainda não têm data para reabrir. Ou seja, o Movimenta Recife continua sendo a melhor opção para o recifense se proteger do coronavírus praticando atividades físicas gratuitas com orientação profissional. Aproveite e movimente-se!



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL