Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Urubus da política!

Beto Rabello
Urologista, cirurgião robótico-urológico e andrologista

Publicado em: 30/05/2020 03:00 Atualizado em: 30/05/2020 06:54

Já sabido, amplamente discutido e combatido, o tabaco afeta de modo geral a saúde humana. O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Neste dia 31, o Dia Mundial de Luta Contra o Tabagismo reforça a mensagem.

Com mais de 4 mil substâncias tóxicas conhecidas, o fumo é coadjuvante ou responsável direto pelo aparecimento de vários tipos de câncer. Laringe, pulmão, boca, bexiga, rim, útero e está associado ainda com o aparecimento do câncer na próstata. Compõe também o grupo de risco para a Covid-19, uma vez que afeta o sistema vascular e respiratório gravemente.

O preço que se paga pelo estímulo da nicotina no organismo- que estimula a produção de serotonina e dopamina, dando a sensação de prazer - é alto, especialmente para os homens. De forma gradual e seletiva, o tabagismo altera todo o sistema envolvido na função sexual e reprodutiva. Neurônios, coração, produção hormonal, composição do tecido erétil, todos acumulam danos com seu consumo e, somados com a predisposição genética, compõem cenários para aparecimento da disfunção erétil e até infertilidade. Mulheres também sofrem, de forma severa, com danos permanentes na produção de óvulos.

De forma geral, as alterações na vascularização interferem nos órgãos terminais, como testículos, responsáveis pela produção dos espermatozoides. Sua produção é co-dependente de fatores como temperatura correta e concentração de substâncias essenciais em níveis ideais, como a testosterona.

Parar de fumar é um ato importante para a preservação da saúde de forma geral. Existem profissionais especialistas no auxílio para quem quer largar o tabaco e controlar os efeitos da interrupção no corpo. Quanto mais saudável for o estilo de vida, melhor para a qualidade de vida e sempre há tempo.

Destaques de 13/07: Protesto por Miguel, partido tenta filiar mortos e corpo de atriz encontrado
Ao vivo com Pedro Guimarães : Auxílio Emergencial e FGTS
Rua do Bom Jesus está no topo do ranking das mais belas, diz revista americana
Destaques da semana: restaurantes vão reabrir, Bom Jesus entre as mais belas ruas e volta do futebol
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco