Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
ONGs na missão da sobrevivência

Leonildo Moura
Presidente do Giral %u2013 Desenvolvimento Humano e Local

Publicado em: 06/05/2020 03:00 Atualizado em: 06/05/2020 06:58

Nem todos os membros da sociedade reconhecem, mas as instituições filantrópicas têm um papel indispensável na alimentação, no suporte e, muitas vezes, estão diretamente responsáveis pela sobrevivência de muitas comunidades. Neste momento de pandemia, em que crianças e adolescentes já vulneráveis ficam sem a merenda escolar, muitas vezes, é o trabalho das ONGs que garante comida à mesa.

O Giral tem 13 anos de atuação em Glória do Goitá, na Mata Norte de Pernambuco, uma região pobre, com população maciça de agricultores e trabalhadores informais que estão em extrema situação de vulnerabilidade. A pandemia e a necessidade de isolamento social interrompeu nossas atividades com 210 crianças e adolescentes e, de pronto, garantimos o lanche dos nossos educandos e atividades pedagógicas, que foram nossa forma de ficarmos por perto quando precisávamos estar longe. Mas a realidade nos mostrou que seria necessário fazer mais.

Iniciamos uma campanha pública de arrecadação de alimentos e nossa meta inicial era garantir que ao menos nas casas dos nossos educandos não faltasse comida. Pessoas físicas fizeram doações em dinheiro, pessoas da comunidade trouxeram alimentos e, em contato com parceiros do Giral, como a Fundação Itaú Social, mais que dobramos o alcance da nossa assistência. Hoje, o Giral tem condições de atender a 500 famílias por três meses com cestas básicas de 40 itens, entre alimentos e itens de higiene. Também conseguiremos chegar na área rural do nosso município, onde 50 famílias também terão assistência garantida.

Essa pandemia tratá muitas lições e uma delas é que o olhar para o outro, principalmente aos menos favorecidos, é um ato que beneficia o coletivo. A ajuda pode vir do pouco que alguém se dispõe a partilhar ou do repasse de recurso de uma grande empresa. Tudo é ajuda e tudo alimenta a esperança de pessoas que, como nós, do Giral, dedicam seu dia a dia, com ou sem coronavírus, a cuidar da sociedade.

Irmão de George Floyd pede à população: votem!
Polícia Federal apreende drogas enviadas por encomenda
02/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
01/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco