Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas

Yan Yuqing
Sra. Yan Yuqing, Cônsul Geral da China no Recife

Publicado em: 28/05/2020 06:00 Atualizado em:

Em 20 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco anunciou a China como vencedora da 3ª edição do Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco, um título à China por ter desenvolvido projetos e ações ambientais, culturais, educacionais, comerciais, econômicas ou sociais que trouxeram benefícios ao estado, e especialmente os apoios dados a pandemia da Covid-19. Foi com muita alegria que recebi essa notícia e escrevi ao deputado Romero Sales Filho para manifestar nosso agradecimento.

Na carta, manifestei meus sinceros agradecimentos ao senhor deputado Romero e a todas as pessoas que promovem a amizade entre a China e o Brasil. Este prêmio demonstra o reconhecimento do governo e do povo de Pernambuco pelo desenvolvimento contínuo da parceria estratégica global entre China e Brasil. É um reconhecimento pela cooperação frutífera entre a China e Pernambuco nas áreas da economia, comércio, cultura, educação e proteção ambiental. É uma afirmação das contribuições da comunidade chinesa residente em Pernambuco. É uma gratidão à China pelo apoio altruísta no combate à pandemia em Pernambuco, e também é um desejo de aprofundar as relações amigáveis %u200B%u200Bdos dois povos.

Eu disse na carta que, nos últimos anos, com o aprofundamento contínuo da parceria estratégica global, os intercâmbios e cooperação entre a China e Pernambuco têm obtido grandes progressos. Sob quadro de estados e cidades-irmãs, as visitas frequentes de alto nível entre a província de Sichuan e Pernambuco, Guangzhou e Recife estabeleceram uma base sólida para os intercâmbios amigáveis. Várias rodadas de negócios e seminários que tinham sido feitos em Pernambuco e províncias da China criaram pontes para cooperação comercial no futuro. Cada vez mais os brasileiros estão conhecendo e aprendendo a língua e a cultura chinesa por meio do Instituto Confúcio da UPE e o Festival de Feliz Ano Novo Chinês, enquanto os espetáculos da Orquestra Criança Cidadã no Festival Internacional na China abriram uma nova visão sobre cultura do Nordeste para a audiência chinesa.

Destaquei particularmente, enquanto  a pandemia da Covid-19 ainda se espalhava pelo mundo, que a China e o Brasil já estavam a sofrer as consequências. O governo chinês adotou as medidas mais rigorosas e completas, e após grandes sacrifícios e esforços, a epidemia na China foi finalmente colocada sob controle básico. As ações da China ganharam tempo e experiência preciosa para o mundo. Durante esse período, o governo de Pernambuco e a Prefeitura de Recife manifestaram a solidariedade a Sichuan e Guangzhou, dando apoio firme ao combate contra a epidemia aos povos chineses.

Agora, o Brasil está sofrendo com a pandemia, e tanto o governo quanto o povo chinês apoiam o país juntamente com nossos esforços. De acordo com estatísticas incompletas, mais de 20 províncias e cidades e mais de 30 empresas na China tinham feito uma grande quantidade de doação às cidades-irmãs do Brasil. A amizade com os povos de Sichuan e Guangzhou fez com que eles doassem materiais de prevenção da pandemia para o povo de Pernambuco. O nosso consulado ofereceu roupas de proteção, máscaras e outros materiais à Polícia Federal e aos hospitais, assim como a comunidade chinesa em Pernambuco que dedicou o seu amor à segunda terra natal e mostrou o sentimento de “grande amor sem fronteiras”.

Disse no fim da carta que, o Consulado Geral da China no Recife está disposto a trabalhar em conjunto com o Sr. deputado e amigos para vencer essa batalha contra a pandemia e promover o desenvolvimento da cooperação prática entre os dois lados.

Como dito pelo conselheiro de estado e ministro dos Negócios Estrangeiros, Sr. Wang Yi, na coletiva de imprensa da 3ª sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional: “O aviso mais importante desta epidemia é que as vidas e a saúde das pessoas de todos os países nunca estiveram tão interligadas como hoje. Nunca como agora estivemos tão profundamente conscientes de que os países vivem numa aldeia global, de que os seres humanos são verdadeiramente uma comunidade de destino comum. A epidemia adverte-nos para o valor da vida. Os países devem transcender as diferenças geográficas de raça, história, cultura e até sistemas sociais. É urgente unir esforços em prol da construção de uma comunidade de destino comum para a humanidade e cuidar, em conjunto, do único planeta onde a humanidade pode sobreviver. A China não pode salvar o mundo, mas deseja verdadeiramente ajudar os seus amigos.”

E como devemos lidar com essa emergência global de saúde pública? Na abertura da 73ª Assembleia Mundial da Saúde, o presidente da China, Xi Jinping, apresentou, de forma sistemática, as posições e propostas do governo chinês: compartilhar as experiências de controle e prevenção da Covid-19, criar uma sinergia global, assumir as responsabilidades e indicar o rumo das parcerias. O presidente Xi disse: “A China vai dedicar-se à construção de uma comunidade de destino comum da humanidade, protegendo juntamente com todos os países a vida das pessoas.”

Por último, manifesto a confiança de vencer a pandemia com o povo brasileiro através da frase do poeta Carlos Drummond de Andrade: “O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.”

Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco