Diario de Pernambuco
Busca
Encarando a crise

Bruno D'Ambrosio
Especialista em Recuperação de Empresas e Sócio-Diretor da PPK Consultoria

Publicado em: 20/05/2020 03:00 Atualizado em: 20/05/2020 06:12

Estamos diante de uma das maiores crises já enfrentadas e lidando com um inimigo invisível, desconhecido e silencioso. Medo e insegurança em relação ao futuro ocupam espaço em todos os lugares do mundo, ao mesmo tempo que, como todo momento de aguda crise, não há como negarmos seu poder transformador, capaz de mudar a forma com que tudo e todos passarão a se relacionar a partir de agora. Nossa proposição é que, nesse momento exigente, robustecer a confiança das relações interpessoais pode ser uma das chaves para o sucesso na superação dos desafios que nos são apresentados.

A enxurrada de informações desanimadoras alimenta nossa angústia. Enquanto parte do mundo se encontra paralisado, resta-nos a escolha da forma como lidaremos com os demais agentes que nos cercam e a nossos negócios.

É certo que o número de participantes de nossa vida econômica é distribuído em diversas camadas, indo desde nossos colaboradores diretos até ao importante papel social que desempenhamos e, se algum elo dessa extensa cadeia não está bem, ela se quebrará, trazendo uma sucessão de eventos prejudicial a todos os envolvidos.

Nessa direção, um dos caminhos para o enfrentamento da atual crise é a valorização das relações interpessoais. Acreditamos não haver como atribuir uma superação sustentável para a atual situação vivida sem um rápido fortalecimento dessas relações pautando-nos pela coragem, empatia e transparência.

Assumir o protagonismo e liderança no enfrentamento das dificuldades é imperativo, devendo ser feito de forma planejada e objetiva, cuidando ainda de gerarmos expectativas realistas.

Conhecer nosso negócio e manter nossos colaboradores estimulados é imprescindível para garantir o foco nas diretrizes traçadas.

A busca pela aproximação com clientes e fornecedores, emitindo mensagens claras e transparentes quanto aos efeitos da crise sobre seu negócio, mostrando-se aberto a escutar o que a outra parte tem a dizer, também são aspectos vitais para superação dos desafios atuais. Certamente será a partir do fomento da união entre os elos dessas correntes que se encontrará a superação das dificuldades que atingem a todos.

Jamais esqueçamos que todos vivem atualmente momentos de medo e insegurança, portanto, transparência e objetividade são atributos que, incorporados a nosso comportamento de forma mais efetiva nesses tempos, fortalecerão sobremaneira as relações entre pessoas e empresas, propiciando maior probabilidade de alcançarmos os objetivos planejados.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL