Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Borges e o tango

Edilson Pereira Nobre Júnior
Magistrado e professor

Publicado em: 15/05/2020 03:00 Atualizado em: 15/05/2020 06:51

Nada mais relevante para um escritor do que sua obra ser lida. Quiçá por isso, o destino, sinuoso, mas imbatível, fez com que Manuel Román Rivas, produtor musical galego, gravasse como espectador quatro charlas de Jorge Luis Borges, em 1965, para presentear as fitas a um amigo, que as fez chegar ao escritor Bernardo Atxaga, em 2002. Este, após cercar-se da sua autenticidade, contribuiu para que no ano de 2016, 30 anos depois da morte do seu autor, viessem a público, reunidas no livro El tango – Cuatro conferencias.

Isso fez com que, nas suas andanças, Anastácio Peralta, ao percorrer as estante da belíssima livraria Ateneo da Avenida Santa Fé, Buenos Aires, pudesse se deliciar com a leitura de quatro textos. Num primeiro golpe de vista, percebe-se que o tango não teve sua origem nos salões aristocráticos da Recoleta, mas, diversamente, foi um produto das casas malas. Banido pela população até ser levado pelos jovens de bem à conquista de Paris, o réptil de lupanar fez sobressair triunfal o nome argentino.

A dança – diz Borges – surge da miscigenação entre o negro e os estrangeiros da imigração romântica. À tristeza da milonga, com sua letra simples, une-se o bandoneón, instrumento de procedência alemã. Daí que o pensamento triste baila e com ele o compadre, o jovem de bem, o patoteiro e a mulher da vida.

Como um ser romântico, mágico, platônico, e ganhando na voz de Carlos Gardel, francês de nascimento, o seu maior famoso intérprete, o tango transporta sua melodia aos mais diferentes cantos do mundo, inclusive para realizar aventuras e périplos que alcançam o Extremo Oriente.

O espírito valioso da milonga tornou-se mundial. Tango fatal, soberbo e bruto, tal qual uma linda frase de um poema que Anastácio Peralta se gaba de recitar.

Irmão de George Floyd pede à população: votem!
Polícia Federal apreende drogas enviadas por encomenda
02/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
01/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco