Diario de Pernambuco
Busca
Guel, Ariano, João Cabral

Raimundo Carrero
Jornalista e membro da Academia Pernambucana de Letras

Publicado em: 13/01/2020 03:00 Atualizado em: 13/01/2020 08:42

Eis um balaio de feira...Como se diz nos subúrbios e no interior...Compreendo perfeitamente. E reitero. Mas não podia ser diferente. Uma semana muito rica de pernambucanidade. Ou coisa assim.Um tanto confusa, é verdade.Mas preciso falar desses gênios pernambucanos – ou não? – realizadores de uma arte que ultrapassa definições e que vai em busca do maravilhoso. Tão diferentes e tão notáveis.

Começo com Guel Arraes, que desde muito cedo deu identidade ao cinema de Pernambuco, além de brasileiro, pelo óbvio. A realização de O Auto da Compadecida, tão magnificamente exibida pelo Rede Globo, que nos colocou diante da visão política do humano na obra dos dois, confirmou aquilo que é belo imaginado por Ariano e tornado vida por Guel Arraes nos movimentos do elenco e na formatação da imagens. Cada um com sua individualidade, mas sem perder a marca do conjunto. Da construção em grupo. Com o surrealismo nordestino, as cores, as ações – unindo o tradicional e o contemporâneo. Foram três dias de maravilha e, em São Paulo, a resposta popular foi magnífica. Conta a Folha de São Paulo, que a audiência da Globo naquele estado aumentou 50%.

De quebra, e por acréscimo, celebrou-se o centenário de João Cabral de Melo Neto, de certa forma mais pernambucano do que brasileiro, conforme ele próprio confessa. Disse, por exemplo, a Ferreira Gullar que não sabia ter escrito tanto sobre Pernambuco.

Que seja, e seja como for, três grandes criadores...magníficos criadores...brasileiros ou pernambucanos...criadores...enfim, criadores...com aquilo que se exige da arte da criação...com regras ou sem regras...seja lá...apenas criadores...ou sobretudo criadores...assm camnha a arte...com ou sem contradições..

Dossiê
De quebra e por acréscimo...A Cepe, sempre a Cepe, publica  dossiê de João Cabral, com a assinatura de Antônio Carlos Secchin. Inevitável. Sem dúvida, inevitável. Trabalho para quem quer conhecer o roteiro da poesia, deste e de outros poetas...

Semana rica, riquíssima....Para uma longa reflexão sobre a arte, venha de onde vier, com  sua beleza e a sua riqueza...Vejam só...assim se faz arte em qualquer ponto da terra...com ou sem debate...senão veja...somos todos vitoriosos...

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL