Diario de Pernambuco
Busca
Bem-estar para quem constrói o futuro

Bernardo D'Almeida
Secretário de Educação do Recife

Publicado em: 22/01/2020 03:00 Atualizado em: 22/01/2020 08:56

Quem nunca ouviu falar que o professor é fundamental para a sociedade? Que sem ele não existem outros profissionais? Que ele deveria ser mais respeitado e valorizado? Então, foi nessa perspectiva, que a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Educação, construiu, de forma coletiva e inovadora, o Programa BEM-ESTAR do Professor, com o objetivo de cuidar desse profissional essencial para a nossa cidade. O programa, que será lançado este ano, visa garantir aos professores e professoras um ambiente laboral mais harmônico e descontraído, onde ele também possa ser ouvido por profissionais qualificados e, assim, contribuir para enfrentar seus desafios diários.

Nestes últimos anos, o prefeito Geraldo Julio investiu acertadamente na Educação Municipal do Recife, cuja comunidade escolar conquistou premiações internacionais em robótica, pesquisas científicas, premiação nacional de “Professor nota 10”, destaques em atividades esportivas, musicais, entre outras. Todas conquistas frutos do desempenho destes imprescindíveis profissionais.

Cuidar de quem cuida é materializar um desejo de uma categoria que historicamente foi e é responsável pela construção de projetos de vidas e sonhos de crianças, jovens e adultos.  A inspiração vem do fundador da nossa rede municipal de ensino e Patrono da Educação da Cidade do Recife, Professor Paulo Freire, quando afirma que “Educação não transforma o mundo. Educação transforma pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Seu legado, perpetuado em nossas salas de aula, ratifica que o compromisso com a evolução humana é uma construção coletiva, motivo pelo qual o programa foi construído a várias mãos.

O Programa BEM-ESTAR é sustentado por eixos que permeiam o cotidiano do professor: o cuidado com o corpo e a mente; salas de aula mais adequadas para a prática docente, com conforto térmico, acústico e luminoso; premiação por dedicação; formação mais aprimorada; recursos adequados que auxiliem nas atividades com os estudantes e promoção da saúde com ações preventivas para que os professores trabalhem de forma harmônica sem o esgotamento da mente e do físico.

O Programa BEM-ESTAR vem sendo montado de acordo com o desejo dos docentes através do acolhimento de propostas e sugestões. Assim, atividades como rodas de conversa, dança, yoga, pilates, palestras e outras ações já foram experimentadas e, aprovadas por todos, constituem parte do projeto. Considerando que nossos profissionais da educação enfrentam uma rotina, muitas vezes exaustivas e desafiadoras, a implementação deste programa está sendo elaborada para garantir satisfação e orgulho em exercer esse verdadeiro sacerdócio que é a construção de saberes dentro de sala de aula.  

Então fizemos a nossa lição... Quem nunca ouviu falar, agora fica sabendo que as professoras e professores de nossa cidade terão um espaço para se cuidar ainda mais, o Programa BEM-ESTAR, chega em 2020 com uma proposta inovadora de garantir o acolhimento e promover a saúde física, mental e emocional do corpo docente do Recife.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL