Diario de Pernambuco
Busca
BB na Folia, 30 anos no carnaval do Recife

Luiz Felipe Moura
Presidente da ABRAJET-PE

Publicado em: 17/01/2020 03:00 Atualizado em: 17/01/2020 08:45

O bloco carnavalesco BB na Folia foi fundado em 17 de janeiro de 1990, por um grupo de funcionários do Banco do Brasil do Recife, mas precisamente, da Agência Recife Centro, com a finalidade da união progressista do quadro funcional  do banco e respectivas famílias. O apoio inicial foi da AABB Recife por seu presidente da época Sergio Loureiro.  O sucesso do bloco garantiu seu crescimento dentro do carnaval pernambucano, extrapolando as fronteiras deste contingente, para receber, também, além do circulo dos funcionários da ativa, aposentados e pensionistas, clientes  e amigos da instituição.
 
A cada ano o BB na Folia  vem aumentando suas alas de foliões, que desfilam nas cores, amarelo, azul, marca símbolo do Banco do Brasil, desenvolvendo espontâneas alegorias. No ano de 1993 em homenagem ao colega aposentado  e grande compositor do carnaval pernambucano, o mestre Lourenço da Fonseca Barbosa, conhecido como Capiba, Ele, Presidente de Honra, do bloco, foi criado pelo artista plástico Silvio Botelho, de Olinda, o boneco gigante Capibão, por sugestão do presidente do bloco Luiz Felipe Moura que, além de homenagear o compositor e o Banco do Brasil durante o carnaval, vem ao longo dos anos, fazendo em média dez apresentações mensais  em escolas, parques, teatros, animando vários eventos durante o ano, dentro e fora do estado.
 
Desde a fundação, o bloco vem recebendo apoio do Banco do Brasil, da Fundação BB, AABB Recife, ANABB, CASSI, COOPERFORTE, CASSI, FENABB, BBTUR, Bancobras, AAFBB, APABB, Brasilprevi e Brasil Seguro, todas as entidades do grupo BB.
 
Nos últimos anos, o bloco carnavalesco tem desfilado no Bairro do Recife, conseguindo colocar dois mil foliões devidamente vestidos com a camisa do bloco e arrastando mais de 20 mil foliões pelas principais ruas do bairro, além de milhares assistindo a passagem do BB na Folia.

A direção do BB na Folia pretende dar um salto em organização, com estrutura  bem maior, a partir do próximo ano, para brilhar muito mais junto aos outros blocos tradicionais e consolidados em nosso carnaval. Sem dúvida, a contar com a energia da família Satélite, será mais um grande sucesso no mais famoso carnaval do pais.
 
Finalizo citando os fundadores: como Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba), Luiz Felipe Moura, Maria José Neves, Alexandre Maciel, Telma Maria Cordeiro, Maria Edileuza Silva, Saulo Teles de Carvalho, Sergio Loureiro, Luiz Carlos Bezerra Cavalcanti, Maria Bethania Tenório, Nivaldo Barbosa, Maria das Graças Lima, Gleide Silva, Leda Reis Dias, Esdras Simões Barbosa, Raimundo Aragão de Lima, Luiz Otavio Monteiro, Otilia Arruda, Paulo Williams Rocha e Tereza Newman Morais.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL