Diario de Pernambuco
Busca
O sucesso é para todos

Janguiê Diniz
Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional

Publicado em: 13/12/2019 03:00 Atualizado em: 13/12/2019 09:59

Sucesso é uma palavra que pode ter múltiplas acepções. É um conceito que varia de pessoa para pessoa, de cultura para cultura. Independente de qualquer coisa, todos queremos, no fundo, alcançar esse sucesso, seja lá o que ele signifique. Alguns, no entanto, pensam que essa é uma trilha que poucos conseguem percorrer. Felizmente, estes estão enganados.

Embora muita gente diga que o sucesso é um esporte para poucos, apenas para os escolhidos, a verdade é justamente o oposto. O sucesso é para quem o escolhe, não apenas para os escolhidos. E nessa empreitada pelo sucesso, a primeira pessoa que alguém vai ter que vencer é ela mesma, pois é a única capaz de desistir, ou não, dos sonhos que quer realizar. Portanto, não devemos desistir daqueles sonhos que não saem de nossas mentes, pois, ao agir assim, ao desistir de algo na vida, desistimos de tudo que vem depois. Pior: se você desistir uma vez, isso vai se tornar um hábito.

Sempre defendo que, se for desistir de alguma coisa, desista de desistir. Não importa “quão forte você bate, mas o quanto você aguenta apanhar”, sofrer, e continuar lutando, sem desistir. É assim que se ganha: “todo campeão foi, um dia, um competidor que se recusou a desistir”. A estrada para o sucesso não é como uma avenida pavimentada, iluminada e bem sinalizada; ao contrário, é mais como um terreno sinuoso, cheio de obstáculos e empecilhos, em que você vai ter que se esforçar e se superar a cada dia para avançar. Mas, mais uma vez, qualquer um pode fazer isso, basta querer, se determinar e agir para tal.

A palavra é esta: ação. Quem se dedica integralmente, se entrega 100% ao seu sonho e ao seu projeto de vida, eventualmente o verá concretizado. Agora, “o sucesso é igual à fidelidade: só aceita 100%”. Não existe alguém 99% fiel. Da mesma forma, não se pode ser 99% compromissado com o sucesso. Se não entrar de corpo, alma e coração, é melhor nem se pretender a trilhar esse caminho.

O sucesso está ao alcance de todos. Definir o que é seu sucesso é o primeiro passo. Traçar as estratégias para alcançá-lo vem em seguida. Com tudo em mente, é preciso mover-se, atuar para seguir sempre em frente, fazendo os ajustes necessários no meio do caminho – lembre-se do leito de um rio, que, na trajetória de encontrar o mar, depara-se com alguns obstáculos e, em vez de insistir em ultrapassá-los, contorna-os, de forma inteligente. Não há outra destinação para quem é disposto e determinado que não a prosperidade e a felicidade.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL