Diario de Pernambuco
Busca
Mais uma fábrica de cidadania para o Recife

Murilo Cavalcanti
Secretário de Segurança Urbana do Recife e Diretor da Rede COMPAZ
opiniao.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicado em: 26/12/2019 03:00 Atualizado em: 26/12/2019 10:10

Num país de tantas incertezas e tantas escolhas erradas, estabelecer políticas públicas que reduzam a distância da cidade formal para a cidade periférica é uma glória e um grande avanço social.

Hoje a cidade do Recife avança nas suas políticas públicas voltadas para quem mais precisa. Entregamos mais uma Fábrica de Cidadania: o Compaz Governador Miguel Arraes. A terceira de uma engrenagem e combinação que ao invés de repressão leva cidadania, cultura, esportes, mediação de conflitos, lazer e acolhimento para quem mais precisa, quebrando, definitivamente, com a lógica perversa de fazer coisa pobre para quem é pobre.

Ao longo desses quatro anos, milhares de vidas transformadas. As Fábricas de Cidadania têm mostrado que o contrário de insegurança é convivência. A tão sonhada paz social é conquistada quando se oferta um conjunto de serviços públicos, no sentido de fortalecer as relações sociais e comunitárias, e gerar oportunidades para quem mais precisa.

Os números são impressionantes: cerca de 480.000 pessoas visitaram ou foram atendidas nos Compaz Ariano Suassuna e Eduardo Campos durante o ano de 2019. São quase 40.000 pessoas cadastradas em ambos, fazendo alguma atividade regular nos centros comunitários da paz. Só em uma unidade, a do Alto Santa Terezinha, durante o ano de 2019, foram feitas mais de 500 mediações de conflitos. E mais: ajudamos a reduzir todos os tipos de violências no entorno onde o Compaz atua. No Compaz Eduardo Campos já se formou cinco turmas da Escola Social do Varejo (parceria com o grupo BIG / do grupo Bompreço e Instituto Aliança) com cerca de 600 jovens formados. 90% já estão empregados no mercado formal do comércio.

Música, teatro, esportes, lazer, formação profissional, educação, atendimento social, mediação de leitura, espaços de convivência são alguns dos eixos de atuação dos Compaz. E para reconhecer toda essa dimensão do que as Fábricas de Cidadania representam para as comunidades atendidas, o Compaz foi contemplado nesse ano com o prêmio Oxfam/ Cidades Sustentáveis como o projeto que mais reduziu a desigualdade social no Brasil.

O desafio agora é expandir a Rede Compaz. Em 2020, entregaremos o Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque. Haverá futuro!

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL