Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Empresário, ano novo, novo jeito

Edson Xavier Jr.
Especialista em gestão empresarial e consultoria de empresas

Publicado em: 05/12/2019 03:00 Atualizado em: 05/12/2019 11:26

O que você fará de diferente para encarar o ano novo? Como você vai enfrentar 2020? Quais desafios lhe esperam e como você pode criar as ações certas para ser um ano incrível? Ser empresário no atual cenário não é nada fácil, muito menos quando não temos momentos de planejamento. Então, o primeiro passo é adicionar horas de planejamento na sua trajetória como empresário para atingir seus objetivos e, depois de um tempo, colher os doces frutos dos bons resultados e do êxito.

O mercado exige que o empresário se torne amante dos estudos. Vivemos uma era em que a atualização é algo extremamente importante no dia a dia. Estudar como se inovar, estudar a concorrência,  a evolução da tecnologia, como potencializar seus funcionários e como crescer entre outras ações, são atitudes de um empresário que tem como foco a prosperidade de seu empreendimento. Todo empresário precisa aproveitar a virada do ano para reunir a sua equipe e realizar o planejamento para o próximo ano. Ano novo, grandes oportunidades de se evitar que seja apenas, mais um ano.

Independente da empresa ser pequena, o empresário precisa analisar alguns pontos importantes. Muitas empresas estão sobrevivendo e não vivendo. Precisamos analisar como foi o ano e o que não queremos para o próximo? Para isso existem diversas ferramentas de gestão para ajudar o empresário a realizar essas análises.

Basicamente precisamos analisar três pilares que sustentam a empresa: Pessoas, Processos e Projetos. É preciso definir a quantidade de pessoas necessárias para o bom funcionamento da empresa, quais incentivos devemos criar para reter, quais treinamento precisam ser desenvolvidos e como identificar quem deve ter promoção, demissão ou feedback. Esse provavelmente é o principal pilar da sua empresa. Dedicar tempo, para analisar o comportamento, avaliar bem a sua equipe. Avaliar a taxa motivacional da equipe, o que os motiva? O que o desmotiva? Quem sente paixão de continuar na sua empresa?

Processos são a forma que devemos trabalhar. As grandes empresas investem nos processos porque precisam garantir que todos façam a mesma coisa com a presença ou a ausência do seu líder, seja na capital ou a 800 km de distância. Quais processos você precisa criar para garantir que seus clientes gostem, quais processos garantiram a qualidade da execução das atividades. Processos  equivalem a: “Como Devemos fazer”. Como devemos atender.

Quando saímos da operação e enxergamos que precisamos criar soluções para vender mais, reduzir custo, criar novos produtos, novos serviços. Melhorar de forma estruturada. Esses três P’s realizados em conjunto com a equipe podem resultar em um ano de crescimento. A participação da equipe é essencial para garantir que os assuntos sejam cotidianos.

Todo empresário precisa criar uma estrutura de reunião, workshop ou convenção com seus funcionários ou líderes. Ter encontros para discutir onde reduzir custos, como cuidar dos funcionários e como criar métodos para garantir que todos farão ou seguirão o mesmo caminho. Outra informação importante é que  quando você começar a estudar, atualizar-se e inovar você, automaticamente, estará incentivando o seu meio a seguir o mesmo caminho. Assim, sua empresa crescerá.

É importante salientar que os 3P’s precisam ter o envolvimento da equipe e se necessário, buscar ajuda de consultores de gestão para apoiar nesse processo. Esse é um momento para estruturar o seu crescimento. Se sua empresa cresce, você cresce, sua equipe cresce e a sociedade também.

Putin anuncia vacina com imunidade duradoura
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura de Jaboatão Arnaldo Delmondes
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
De 1 a 5: entenda as diferenças entre os tipos de exames para a Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco