Diario de Pernambuco
Busca
194 anos do Diario de Pernambuco

Maurício Rands
Advogado formado pela FDR da UFPE, PhD pela Universidade Oxford

Publicado em: 18/11/2019 03:00 Atualizado em: 19/11/2019 09:46

Quando falamos sobre o jornal, estamos abrangendo todas as suas plataformas por onde o pernambucano se informa há 194 anos. Desde 7 de novembro de 1825. O grande jornal dos pernambucanos ostenta a tradição de um veículo vetusto que há dois séculos é testemunha da história. À qual se junta uma extraordinária capacidade de reinvenção e inovação tecnológica. Como testemunham o abrangente noticiário e as análises publicadas diariamente em sua edição impressa. Mas também em suas plataformas multimídias. O Diario on-line chega a ter 3 milhões de usuários únicos num mês. Seu perfil no Facebook ostenta mais de 1,331 milhão de seguidores, o que lhe confere a quinta maior audiência do país e a primeira do Nordeste. No Instagram já são 801 mil seguidores. No Twitter, 1,4 milhão de seguidores. O canal do Diario de Pernambuco no YouTube tem mais de 65,6 milhões de views e mais de 110 mil inscritos. São números que atestam o prestígio e o alcance de um jornal que faz história. Mais que isso, que ajuda milhões de leitores e seguidores a dela fazerem senso. A pluralidade, objetividade e compromisso com o jornalismo de qualidade ajudam o seu público a receber a notícia, digeri-la, interpretá-la e a dela fazer uso em suas atividades de profissionais e cidadãos. O Diario de Pernambuco continua a ser, portanto, um companheiro inseparável de quem ousa superar a superficialidade dos grupos e bolhas que proliferam na internet. Em tempos de grandes mudanças, os jornais impressos vão se ajustando à nova realidade. Somente aos poucos a sociedade vai se conscientizando de que a informação de qualidade demanda recursos. Que precisam vir do compromisso dos assinantes dos veículos impressos, mas também dos digitais. E dos anunciantes, sejam públicos ou privados. Somente esse compromisso vai permitir que o jornalismo de qualidade prossiga em sua missão. Por isso, o Diario de Pernambuco saiu na frente entre todos os jornais da região, desenvolvendo plataformas sofisticadas na internet, realizando uma comunicação dinâmica e interativa, inclusive com produção de vídeos, podcasts e outras postagens. Sem prescindir de uma curadoria cada vez mais qualificada. Sempre aumentando a interatividade com seu imenso público.

Nesses 194 anos em que se consolidou como o jornal mais antigo da América Latina, editado pela empresa privada mais antiga do Brasil, o Diario é companheiro inseparável de quem sabe da importância do jornalismo de qualidade. Para a democracia, o desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil. Mas também para a formação intelectual e profissional dos seus leitores. Suas páginas, sites e demais plataformas nos permitem seguir os fatos da conjuntura. Mas vão além disso. Propiciam a boa análise feita por jornalistas, colunistas e intelectuais das mais variadas orientações políticas, filosóficas, religiosas e científicas.

Junto com o meu irmão e um excelente time de dirigentes e colaboradores, tive a honra de participar de sua gestão por quatro anos. Num grande trabalho de equipe, feito com amor e abnegação, conseguimos avançar na recuperação do Diario, ameaçado que estava pela intenção dos então controladores de simplesmente fechá-lo. Como se uma instituição genuinamente pernambucana pudesse ser fechada por forasteiros pouco afeitos às letras e ao saber. E pouco familiarizados com nossa história e capacidade de resistência. Ao repassarmos o controle acionário a um novo grupo controlador, liderado por Carlos Frederico Vital, entregamos um jornal com conteúdo editorial aprimorado e densificado. E solidamente caracterizado pelo compromisso com a verdade, o pluralismo, o desenvolvimento de Pernambuco e o das instituições democráticas. Além disso, avançamos no aperfeiçoamento da gestão e da capacidade da empresa de enfrentar os pesados desafios que se apresentam à mídia em tempos tão disruptivos. O jornal já se encontra equilibrado e pronto para novas conquistas. Para as quais estamos seguros de que o novo grupo dirigente está plenamente capacitado e posicionado. Afinal o Diario de Pernambuco é um patrimônio dos pernambucanos que tem sido sucessivamente conduzido por diferentes grupos de acionistas controladores que, salvo exceção recente, têm compromisso com um veículo essencial para o desenvolvimento do nosso estado. Como se fosse uma corrida de bastões, cada um desses grupos proporcionou a sua contribuição para o aprimoramento de um jornal de qualidade que preenche o quotidiano dos pernambucanos há quase dois séculos. Aos quais se seguirão outros séculos combinando tradição e inovação na desafiadora missão de informar e interpretar os fatos da nossa história.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL