Diario de Pernambuco
Busca
Hepatologista Cláudio Lacerda recebe justa homenagem

Giovanni Mastroianni
Advogado, administrador e jornalista

Publicado em: 30/10/2019 03:00 Atualizado em: 30/10/2019 09:42

Justa homenagem será tributada, neste 30 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco – ALEPE – ao hepatologista Cláudio Moura Lacerda de Melo, pelos relevantes serviços que vem prestando à medicina, destacadamente na especialidade de transplantes de fígado.  Coube ao parlamentar Alberto Feitosa a autoria da indicação de entrega da Medalha Joaquim Nabuco 2019 – Classe Ouro – ao famoso cirurgião que, com sua equipe médica, já realizou mais de 1.400 transplantes hepáticos em Pernambuco e em estados circunvizinhos, prioritariamente no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, na Organização Hospitalar de Pernambuco - Hospital Jayme da Fonte - no Instituto de Medicina Integral Dr. Fernando Figueira – IMIP – e em nosocômios de João Pessoa, a maioria sob os auspícios  do Sistema único de Saúde – SUS.

Dr. Cláudio Lacerda, em certa oportunidade, fez o lançamento, nos salões da Arcádia Boa Viagem, de seu livro Acorde o Governador, obra literária que revela uma série de transplantes realizados e as principais dificuldades encontradas, sempre que surgia uma ocasião para mais uma transferência de órgão tão importante, como o do fígado, de um vivente para outro ser humano.

Um dos casos mais curiosos e que serviu de título para seu livro Acorde o Governador foi o de uma menina de apenas 4 anos, paciente do SUS, que se encontrava internada em um hospital de Maceió e necessitava ser submetida, o mais breve possível, a um transplante de fígado. Em Recife, uma criancinha, vítima de bala perdida, teve morte encefálica e a família decidiu doar seus órgãos. A transferência urgente da garotinha tornava-se indispensável para o êxito da cirurgia e só mesmo a vinda, através de um helicóptero, poderia preservar sua vida. Todavia, o responsável pela aeronave não o credenciava autorizar a liberação do único transporte capaz de ainda salvar a paciente. Era madrugada, mas graças ao apelo do cirurgião e a intervenção da pediatra da menor, acordando o governador para disponibilizar a liberação do transporte aéreo, foi possível salvar a. vida de um ser.

Agora, o cirurgião Cláudio Lacerda, que é diretor do curso médico da Uninassau, professor titular da Universidade de Pernambuco – UPE - e Diretor-Presidente da Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado – APAF - lançará, por ocasião das homenagens que lhe serão tributadas pela ALEPE, também como parte das comemorações de vigésimo aniversário do primeiro transplante de fígado realizado no Recife,  o livro Perdão Joana – Crônicas pela lente de um cirurgião.

A credibilidade que o polo médico de Pernambuco vem obtendo, em âmbito nacional, tem sido de tão grande significado que, nos últimos tempos, pacientes de alta complexidade que necessitam de transplante de fígado têm, surpreendentemente, atingido o caminho inverso: de São Paulo para Recife, como registram os hospitais Jayme da Fonte e Oswaldo Cruz, pois, recentemente, após o êxito das cirurgias, os pacientes retornaram recuperados ao Sul do país.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL