Tecnologia, inovação e meio ambiente

André Navarrete
Presidente do Optimize Group e organizador do Innovation Meeting N/NE 2019

Publicado em: 03/09/2019 03:00 Atualizado em: 03/09/2019 09:36

Tenho o hábito de sempre ver meio copo cheio. Empreendedores não deveriam ser pessimistas, ou desistiriam à primeira dificuldade. Foi por isso que criamos o Innovation Meeting N-NE, que será realizado no Grande Recife, nesta sexta e sábado. Para fomentar o desenvolvimento. Também por esse motivo, alerto os brasileiros criativos e determinados para as oportunidades que surgem na área de proteção ambiental, maximizadas agora pelas contestações às queimadas na Amazônia.

Um dos significados de inovar é restaurar. Ou seja, recuperar. O que todos queremos para a maior floresta tropical do mundo é justamente que deixe de ser devastada e que seja restaurada. Para isso, temos de contar com a genialidade e o empreendedorismo de pessoas criativas e ousadas.

Há grandes oportunidades, por exemplo, para aplicativos que ajudem a mapear a floresta e a evitar as queimadas. Precisamos, além disso, de tecnologias mais avançadas de rastreamento e de controle de cultivos, inclusive de avaliação de solos, recursos hídricos, regime de chuvas, vento,  etc.

Aperfeiçoamento de drones é outro caminho que podemos e devemos percorrer. Penso que a robótica tenha seu papel neste combate a focos de incêndio, bem como sistemas remotos de controle de equipamentos contra o fogo.

Há, também, demanda reprimida de aplicativos e softwares que indiquem o manejo mais adequado de determinadas áreas amazônicas, por meio de cooperativas ou pequenas empresas, que não destruam áreas da floresta, com extrativismo, uso de espécimes para medicamentos e cosméticos, dentre outros.

Atividades como reflorestamento podem ser potencializadas com bons recursos de tecnologia, gestão e inovação. Esse tripé, a propósito, é o que move e justifica o Innovation Meeting, cujo principal objetivo é a troca de informações e de experiências em favor de ações que melhorem sempre o país, em todas as áreas, com geração de trabalho e de prosperidade.

O Innovation Meeting acontece nesta sexta e sábado, no Sheraton Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.