Diario de Pernambuco
Busca
Comentários da Europa

Roque de Brito Alves
Membro da Academia Pernambucana de Letras

Publicado em: 16/08/2019 03:00 Atualizado em: 16/08/2019 09:15

1 – Demonstrando a sua intensa atividade literária, a França tem cerca de 100 prêmios de literatura,  sendo os mais importantes o da Academia Francesa de Letras e o somente para romance do “Prix Goncourt”, enquanto a Alemanha evidenciando a sua cultura profunda e ampla tem em Berlim uma Universidade somente para o estudo da psicanálise, com inúmeros professores e milhares de alunos.

2 – Da mesma forma que milhões de turistas vão para o Museu do Louvre, em Paris, ver principalmente a famosa pintura Mona Lisa de Leonardo da Vinci, milhões também vão a um dos museus de Berlim ver o busto da Rainha do Egito Nefertiti, de 1.340 anos a.C. e o interessante é que ela no seu rosto tem a mesma maquiagem usada atualmente pelas mulheres, boca pintada, lápis de olho e sombra, como mais uma prova de que a história se repete ...

3 – O concerto que a Prefeitura de Paris fez para comemorar o 14 de Julho (que é a data máxima dos franceses por lembrar a Revolução de 1789) na grande área defronte da Torre Eifel foi maravilhoso, unido a um fim de tarde considerado pela mídia o mais belo deste ano em Paris, com música erudita e ao final emocionou a todos com o povo chorando (inclusive as crianças) cantando o seu hino nacional que é a “Marselhesa”, que por si mesmo atinge a alma e o coração de quem o ouve.

4 – Na melhor livraria de obras jurídicas de Paris (e editora também), compramos dois livros excepcionais para a cultura de advogado criminalista que são: As Grandes Defesas Criminais de Processos Célebres do século 15 ao 20 e o outro contendo as citações  mais expressivas de advogados desde a Grécia e a Roma Antiga até 2016. Conforme a vendedora todos os grandes advogados criminais da França têm este livro,  um dos mais vendidos na citada livraria. Tudo indica que irei fazer uma análise dos mesmos em palestra na Academia Pernambucana de Letras e também na Ordem dos Advogados. Somente esta compra fez valer a nossa viagem.

5 – A “invasão” dos turistas japoneses em Paris é tão grande que a famosa Galeria Lafayete, reservou um prédio somente para eles.

6 – Não há como negar que em dias de sol, de natureza plena que causa a alegria de viver, as cidades de Paris e do Rio de Janeiro são as mais belas que existem no mundo, o Rio principalmente com a sua natureza e Paris com a sua arquitetura bem humana, com os seus jardins, os seus cafés, fazem com que ainda exista razão na frase de Hemingway: “Paris é uma festa”.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL