Dia do escritor: Mário de Andrade, Bandeira e outros

Luzilá Gonçalves Ferreira
Doutora em Letras pela Universidade de Paris VII e membro da Academia Pernambucana de Letras

Publicado em: 23/07/2019 03:00 Atualizado em: 23/07/2019 10:02

Vai ser uma festa. Como todos os anos a Academia Pernambucana de Letras comemora aquela gente que dedica a vida a criar beleza, a interrogar o mundo em que vivemos, a colocar, sob forma de livros, o que já, séculos antes de Cristo, a Tragédia Grega questionava: nossa relação conosco mesmo, com os que fazem conosco “a perigosa travessia” da vida,  com o Eterno, Deus, os deuses.  Pois bem, três acontecimentos vão marcar, no Recife, este 29 de julho, Dia do Escritor,  na APL, a partir das 15 horas. A palestra da professora Renata Pontes, pernambucana radicada na França e professora de Literatura em Orleans,  sobre O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade. Em seguida haverá doação oficial de vídeos que a Rede Globo disponibiliza, por obra a graça de uma incrível mulher que adotou o Recife, e que a gente conhece como Jô Mazarolo: vídeos sobre assuntos culturais, destinados a estudantes, filmes diversos, que vão alimentar nossas seções de cinema para escolares que visitam nosso museu. Em terceiro lugar, haverá a recitação de poemas de Manuel Bandeira, por um jogral composto de alunos do ensino médio, em primeira apresentação em público. Orientados pelo professor  Pedro Henrique de Melo, diretor dessa Escola de Referência Padre Nercio Rodrigues, e especialista em Literatura Brasileira: no programa, três poemas de Bandeira escolhidos pelos alunos (Sinos, Porquinho da Índia e Namorados).

Um lembrete para os leitores desta coluna: a programação da Academia de Letras de Garanhuns no Festival de Inverno esta semana. Sob a presidência do escritor Luis Jardim, haverá lançamento de livros e palestras de acadêmicos na Praça da Palavra, naquela cidade onde o frio se faz anunciar, ao longo das Sete Colinas. Ontem houve o lançamento de História de Garanhuns, por José Carlos de Souza Guedes. Hoje dia 23, às 17 horas haverá uma Conversa sobre Poesia, por Adelson Camilo e André Luis da Costa, com mediação do acadêmico e escritor Wagner. Dia 24 às 17 horas, lançamento de A revolução de 1817, Padre João Ribeiro, Personagens e História, de Eduardo Miranda e dia 27, Garanhuns linha do tempo e Folclore de Valdir Marinho. A Academia de Letras daquela cidade, sob a presidência do escritor Luis Jardim, tem organizado excursões de cunho cultural e histórico que visam o estudo de monumentos e lugares que recuperam fatos e acontecimentos relevantes para o passado da cidade. Como a visita realizada por um grupo de acadêmicos da ALG e membros da APL, ao Quilombo do Timbó, no mês passado.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.