EUROPA
Reino Unido espera mais de 100 protestos da extrema-direita nesta quarta (07)
Manifestações tiveram início quando um jovem de 17 anos matou três crianças e feriu outras nove pessoas numa escola de dança infantil
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 07/08/2024 13:16
Manifestantes enfrentam policiais durante uma manifestação convocada por ativistas de extrema direita (Foto: JUSTIN TALLIS / AFP ) |
Nesta quarta-feira, as autoridades britânicas anunciaram que são esperados mais de 100 protestos da extrema-direita no país e ainda 30 manifestações de grupos contrários a este movimento que tomou conta das ruas do país desde a semana passada.
A polícia afirma que esta prevista ser a pior noite de distúrbios e conflitos com os manifestantes, que teve início quando um jovem de 17 anos, nascido no País de Gales, matou três crianças e feriu outras nove pessoas numa escola de dança infantil.
O governo do Reino Unido comunicou que 41 das 43 áreas de forças policiais estão preparadas para mais uma intensa onda de violência contra a imigração e as pessoas que requerem asilo no país. Aproximadamente seis mil agentes foram destacados para reprimir os atos de vandalismo e agressão recorrentes durante os protestos. As autoridades ainda irão proteger previamente os prédios onde se encontram as pessoas que pedem asilo.
Há também suspeitas de existirem interferências externas nos protestos de extrema-direita e, por isso o governo estuda a medida judicial de pedir a extradição de todos os britânicos que estão no exterior incitando à violência, a desordem, a destruição de patrimônios e divulgando discurso de ódio, especialmente de Tommy Robinson, um extremista que vive na Espanha e na Irlanda. Robinson tem estreitas ligações com a extrema-direita de Dublin, da Alemanha e é anti-União Europeia.
A Justiça britânica também já condenou há três anos um manifestante que deu um soco no rosto de um policial durante os distúrbios violentos em Southport, sendo a pena de prisão mais longa até agora nestes casos. Um detido, que incendiou uma viatura da policia, foi condenado a 30 meses de prisão, além de muitas outras sentenças.
“Neste caso e em outros, a polícia agiu com rapidez e o Ministério Público britânico aprovou rapidamente as acusações e os tribunais agiram também com rapidez para aplicar uma sentença”, explicou o subchefe de polícia de Merseyside, região de Southport, onde ocorreu o ataque fatal as crianças.
No total, já foram detidas mais de 400 pessoas e a polícia estima que este número vá aumentar.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS