ALERTA
Meteorologia do Japão avisa sobre possível megaterremoto
Após o aviso, o primeiro-ministro Fumio Kishida resolveu cancelar uma viagem que estava agendada para esta sexta-feira (09)
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 09/08/2024 15:55 | Atualizado em: 09/08/2024 17:05
Foto: Roméo A./Unsplash |
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou hoje para a possibilidade da aproximação de um “megaterramoto” no país.
“A probabilidade de um novo grande terremoto é maior do que o normal, mas isso não é uma indicação de que um grande sismo ocorrerá categoricamente”, anunciaram os cientistas do JMA.
O primeiro-ministro Fumio Kishida resolveu cancelar uma viagem que estava agendada para esta sexta-feira, após o aviso. “Como primeiro-ministro com a maior responsabilidade na gestão da crise, decidi que deveria ficar no Japão durante pelo menos uma semana”, declarou.
Na quinta-feira também um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o sul do país. O departamento de Gestão de Desastres do Ministério do Interior japonês informou que 13 pessoas ficaram feridas e alertaram para a possibilidade de fortes réplicas nos próximos dias. Os especialistas da JMA ainda avisaram que este pode estar ligado a um futuro terremoto de maiores dimensões na falha de Nankai, um dos pontos sísmicos mais ativos do mundo.
O Japão se situa no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, estando localizado no topo de quatro grandes placas tectônicas e registra em média de 1500 terremotos todos os anos, sendo que a maioria deles de pequena dimensão.
Mas, as infraestruturas do país são especialmente concebidas para resistir aos abalos, sobretudo depois do forte terremoto de 2011, por isso mesmo com tremores maiores os impactos geralmente conseguem ser contidos devido às avançadas técnicas de construção.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS