Rain28° / 28° C

ELEIÇÕES NA VENEZUELA

Macron telefona para Lula e elogia posição brasileira sobre Venezuela

O presidente francês também agradeceu a presença da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, na abertura da Olimpíada de Paris

Publicado em: 05/08/2024 15:17



Lula e Macron se encontram em agenda em Belém  (foto: Ricardo Stuckert / PR)
Lula e Macron se encontram em agenda em Belém (foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (5/8) um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. O francês elogiou a posição brasileira sobre as eleições venezuelanas e agradeceu a presença da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, na abertura da Olimpíada de Paris.

 

Segundo o Planalto, Macron elogiou o posicionamento do Brasil em relação às eleições venezuelanas, bem como a carta conjunta divulgada na semana passada pelos governos brasileiro, colombiano e mexicano. Além disso, apoiou os esforços do petista para dialogar tanto com o presidente Nicolás Maduro como com a oposição.

 

Lula, por sua vez, afirmou que seu compromisso é com uma solução pacífica para a crise, que garanta a soberania da Venezuela.

 

 

Comunicados conjuntos

 

Brasil, Colômbia e México emitiram na semana passada um documento pedindo a divulgação das atas eleitorais, mas sem acusar o regime Maduro de fraude nem reconhecer a vitória da oposição. Da mesma forma, França, Itália, Portugal, Alemanha, Espanha, Países Baixos e Polônia também cobraram as atas, mas condenaram ações violentas e prisões contra opositores.

 

Na ligação, Macron também agradeceu a presença de Janja na cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris. Ela representou Lula no evento. O presidente brasileiro, por sua vez, agradeceu a recepção. Ele atendeu o telefonema em Santiago, capital do Chile, onde tem uma série de compromissos oficiais entre hoje e amanhã (6), como uma reunião bilateral com o presidente chileno, Gabriel Boric.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua