Rain27° / 29° C

CONFLITO

Seul dispara tiros contra norte-coreanos que atravessaram a fronteira

Esta é a terceira incursão do tipo que acontece neste mês, que, de acordo com o governo da Coreia do Sul

Publicado em: 21/06/2024 13:02

Coreia do Sul disparou tiros de aviso apos soldados norte-coreanos terem ultrapassado a fronteira entre os dois países (Foto: Unsplash)
Coreia do Sul disparou tiros de aviso apos soldados norte-coreanos terem ultrapassado a fronteira entre os dois países (Foto: Unsplash)
O exército da Coreia do Sul comunicou que disparou tiros de aviso apos soldados norte-coreanos terem ultrapassado, durante alguns momentos, a fronteira entre os dois países na última quinta-feira.
 
Esta é a terceira incursão do tipo que acontece neste mês, que, de acordo com o governo de Seul, que nos outros casos semelhantes foi alegado que o erro se deveu à grande quantidade de vegetação rasteira nestas áreas, o que dificulta a visualização da linha de demarcação. As duas Coreias estão separadas por uma zona desmilitarizada (DMZ) com quatro quilômetros de largura.
 
"Vários soldados norte-coreanos, que trabalhavam no interior da zona desmilitarizada na linha da frente central, atravessaram a linha de demarcação militar. Depois de avisos e tiros de advertência do nosso exército, os soldados norte-coreanos retiraram-se para o Norte", diz a declaração do Estado-Maior sul-coreano.
 
Segundo publicou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o Estado-Maior também acrescentou que a principio a ação parece ter sido acidental, uma vez que os soldados continuaram a trabalhar até a noite, regressando depois à Coreia do Norte. 

No entanto, a Coreia do Norte, tem aumentado nas últimas semanas o número de soldados na fronteira para efetuar trabalhos de fortificação e desminagem, o que exige a remoção da vegetação. Mas, estas ações ocorrem num momento em que cresce a escalada das hostilidades entre os dois países, sobretudo apos Pyongyang ter lançado dezenas de balões cheios de lixo ao país vizinho, em resposta ao lançamento de outros balões com propaganda contra o regime de Kim Jong-un por um grupo de desertores norte-coreanos.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua