ESPAÇO AÉREO
Finlândia acusa a Rússia de invadir seu espaço aéreo
O ministro da Defesa da Finlândia, Antti Häkkänen, afirmou que uma investigação foi aberta para apurar o ocorrido
Publicado em: 10/06/2024 18:00 | Atualizado em: 10/06/2024 17:49
Ministro da Defesa da Finlândia, Antti Häkkänen (foto: AFP/LEHTIKUVA) |
Nesta segunda-feira (10), o Ministério da Defesa da Finlândia denunciou uma violação do seu espaço aéreo por um avião militar da Rússia e declarou que a guarda da sua fronteira abriu uma investigação para esclarecer o incidente. "Levamos muito a sério a alegada violação da integridade territorial e abrimos de imediato uma investigação", afirmou Antti Häkkänen, ministro da pasta.
De acordo como um comunicado do ministério, a alegada incursão aconteceu hoje pela manhã próximo da costa de Loviisa, no sudeste do país, quando um avião militar russo voou cerca de dois quilômetros e meio em espaço aéreo finlandês durante algunsminutos.
Nos últimos anos, já ocorreram outros incidentes semelhantes na Finlândia assim como em outros países da região báltica, no entanto esta é a primeira vez que acontece desde que o país ingressou na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), há pouco mais de um ano.
Segundo as autoridades finlandesas, a última violação territorial russa foi em agosto de 2022, quando dois aviões de combate entraram no espaço aéreo do país.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS