CONFLITO
OTAN acusa Pequim de ser o grande facilitador da guerra na Ucrânia
Líder da Aliança Atlântica acrescentou que a China fornece componentes críticos que Moscou precisa para ter uma tecnologia avançada
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 13/05/2024 16:26
Secretário-geral da OTAN declarou que a China é o maior país facilitador da guerra da Rússia contra a Ucrânia (Foto: AFP) |
Nesta segunda-feira (13), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, declarou que a China é o maior país facilitador da guerra da Rússia contra a Ucrânia e exigiu uma mudança de postura do governo chinês. "O principal país que possibilita a agressão russa contra a Ucrânia é a China. Pequim é de longe o maior parceiro comercial da Rússia", apontou Stoltenberg.
O líder da Aliança Atlântica acrescentou que a China fornece componentes críticos que Moscou precisa para ter uma tecnologia avançada. “Estes componentes são usados para construir mísseis, drones e todo o desenvolvimento do armamento de coisas que são essenciais na guerra contra a Ucrânia", acusou.
Já as relações entre a China e a Europa também têm sido afetadas por várias questões econômicas da União Europeia (UE) em relação à Pequim, além ainda das fortes suspeitas da UE, sobretudo, em relação ao seu apoio à Moscou, incluindo alegações de que está envia componentes que ajudam a Rússia no conflito contra a Ucrânia.
Na sua recente visita à Europa apos cinco anos, o líder chinês, Xi Jinping, foi pressionado sobre estes pontos pelo presidente da França, Emmanuel Macron e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS