G7
G7 exige que Irã 'cesse ataques' contra Israel e diz estar pronto para 'tomar medidas'
O ataque gerou temores de uma explosão regional
Publicado em: 14/04/2024 15:54 | Atualizado em: 14/04/2024 16:46
Rastros de foguetes no céu acima do complexo da Mesquita Al-Aqsa em Jerusalém (Créditos: AFP) |
O G7 confirmou, neste domingo (14), seu "total apoio" a Israel diante do ataque do Irã e ameaçou "tomar medidas" em caso de "novas iniciativas de desestabilização" iranianas, indicou o grupo dos sete países mais industrializados do mundo em comunicado.
"Expressamos nossa solidariedade e total apoio a Israel e seu povo, e reafirmamos nosso compromisso com sua segurança", declarou o G7 após uma cúpula por videoconferência, segundo o comunicado emitido pela presidência italiana do grupo.
Composto pelos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão, o grupo também destacou "a necessidade de evitar uma nova escalada e instou as partes a se absterem de ações que aumentem as tensões na região".
"Exigimos que o Irã e seus aliados cessem seus ataques e estamos prontos para tomar novas medidas agora, em caso de novas iniciativas de desestabilização", apontou o comunicado, referindo-se ao ataque massivo com drones e mísseis lançado no sábado à noite pelo Irã contra Israel.
O ataque gerou temores de uma explosão regional, em uma área já devastada pela guerra que começou há mais de seis meses entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza.
"Os líderes do G7 pediram o fim da crise em Gaza por meio de um cessar-fogo e a libertação dos reféns nas mãos do Hamas", destacou o comunicado.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS