Clouds26° / 27° C

GUERRA

Conselho de Segurança da ONU insta por fim imediato de entraves à ajuda em Gaza

Profunda preocupação com a situação humanitária "catastrófica" e a ameaça de fome iminente na Faixa de Gaza foi manifestada nesta quinta-feira (11)

Publicado em: 11/04/2024 13:41

Palestinos deslocados desmontam sua tenda em Rafah, no sul de Gaza, antes de seguirem para Khan Yunis (Foto: MOHAMMED ABED / AFP
)
Palestinos deslocados desmontam sua tenda em Rafah, no sul de Gaza, antes de seguirem para Khan Yunis (Foto: MOHAMMED ABED / AFP )
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou nesta quinta-feira uma profunda preocupação com a situação humanitária “catastrófica” e a ameaça de fome iminente na Faixa de Gaza e apelou ao governo de Israel o levantamento imediato de todas as barreiras para a entrega de ajuda ao território palestino.
 
Em um comunicado conjunto dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, o documento afirma que tomaram nota do anúncio de Israel de abrir a passagem de Erez e permitir a utilização do porto de Ashdod para entrega de ajuda a Gaza, mas destacaram que mais deveria ser feito para levar auxílio na escala necessária ao enclave, alvo de intensos ataques israelitas desde outubro passado.
 
O órgão da ONU exigiu também que todas as partes no conflito respeitem plenamente o estatuto protegido dos trabalhadores, instalações e operações humanitárias, ao abrigo do direito internacional.
 
EUA reconhece fome em Gaza 
 
Apesar das autoridades norte-americanas já terem emitido o alarme sobre o risco iminente de fome em Gaza, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), principal órgão humanitário do país, afirmou que é credível a avaliação de que a fome já está ocorrendo em algumas zonas de Gaza.
 
A diretora da USAID, Samantha Power, foi à primeira autoridade a concordar publicamente com uma avaliação de que a fome já acontece no território palestino. Ao ser questionada em uma audiência no Congresso dos EUA, sobre uma avaliação da Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC), Power confirmou que é plausível ou provável que partes de Gaza, e particularmente o norte de Gaza, já estejam passando fome.
 
Power acrescentou ainda que a taxa de subnutrição no norte de Gaza antes do ataque do Hamas em 7 de outubro era quase zero. “E agora é de uma em cada três crianças", disse.
Tags: guerra | israel | onu | gaza |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua