Diario de Pernambuco
Busca

GUERRA NO LESTE EUROPEU

Ucrânia lança contra-ofensiva e Rússia diz que tropas repeliram a ação

Publicado em: 08/06/2023 13:18

 (Foto: HANDOUT / 2023 PLANET LABS PBC / AFP)
Foto: HANDOUT / 2023 PLANET LABS PBC / AFP
Militares ucranianos lançaram uma contra-ofensiva às forças de ocupação russas. Os ataques se concentram no sudeste do país. A Ucrânia busca avançar no território ocupado pela Rússia na guerra. O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, afirmou que as tropas do país repeliram a ofensiva na região de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, nesta quinta-feira (8/6).

Segundo ele, a Ucrânia tentou romper a barreira russa com 1.500 homens e 150 veículos blindados. Ele também disse que, após uma batalha de duas horas, as forças ucranianas perderam 30 tanques, 11 viaturas de combate de infantaria e até 350 homens. Até o momento, as autoridades ucranianas não relataram oficialmente esses ataques.

Há meses, Kiev afirma que está preparando uma grande contraofensiva contra as forças russas para retomar os territórios ucranianos ocupados por Moscou, incluindo a península da Crimeia, anexada em 2014.

Em Zaporizhzhia, há uma usina nuclear. De acordo com o ministro ucraniano da Energia, German Galushchenk, não há "risco iminente" à usina após a destruição da represa de Kakhovka. Após a destruição da represa, no sul do país, 20 mil casas estão sem eletricidade.
Tags: ucrânia | rússia | guerra |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.