Diario de Pernambuco
Busca

OPAN

Brasileiro Jarbas Barbosa é eleito diretor da Organização Pan-americana da Saúde

Por: AFP

Publicado em: 28/09/2022 15:30 | Atualizado em: 28/09/2022 15:45

 (Foto: Opas/divulgação)
Foto: Opas/divulgação
O brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Jr. foi eleito nesta quarta-feira (28) diretor da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) para um mandato de cinco anos, durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-americana, celebrada em Washington, D.C., e transmitida ao vivo. 

Este escritório regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) é encarregada de promover políticas de saúde para a região e ganhou relevância no combate à pandemia da Covid-19.

Médico sanitarista e epidemiologista, Barbosa da Silva Jr. conhece bem a organização, da qual é vice-diretor e na qual ocupou outros cargos no passado. 

Especialista em saúde pública, também trabalhou no Ministério da Saúde brasileiro como diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), e foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por 21 votos a 16, Barbosa da Silva foi eleito na quarta rodada de uma votação secreta frente ao panamenho Camilo Alleyne, depois que nenhum dos dois obteve a maioria de 20 votos necessários na terceira votação.
 
Nas duas primeiras rodadas foram eliminados os outros três candidatos: a haitiana Florence Duperval Guillaume, a mexicana Nadine Flora Gasman Zylbermann e o uruguaio Daniel Salinas. Inicialmente, também estava na disputa o colombiano Fernando Ruiz Gómez, mas o governo do presidente Gustavo Petro retirou-lhe o apoio.

Barbosa assumirá o cargo em 1º de fevereiro de 2023, substituindo Carissa F. Etienne, da Dominica, que deixará o posto após dois mandatos, marcados, nos últimos anos, pelo enfrentamento da pandemia da Covid-19.

"Não é fácil seguir a liderança da doutora Etienne, mas estou, sim, convencido de que, com o mesmo compromisso que nós temos de fortalecer a qualidade de vida e a saúde, poderemos trabalhar de forma conjunta", afirmou Barbosa Jr., após sua eleição.

"Muito orgulhoso e contente", ele se comprometeu a dar continuidade aos valores que forjaram a organização, como "a solidariedade", e a conseguir que todos os países trabalhem de forma "coordenada para que se possa melhorar a qualidade de vida e a saúde na região".
 
Com mais de 177 milhões de casos e 2,8 milhões de mortos, as Américas estiveram, em alguns momentos, no epicentro da pandemia. Segundo o relatório apresentado na 30ª Conferência Sanitária Pan-americana da Opas, a crise de saúde global causada pelo coronavírus levou a uma queda de 2,9 anos na expectativa de vida desde 2019.

A organização, que completa 120 anos em 2022, tem 35 países-membros, que se estendem do Ártico à Terra do Fogo, e três Estados participantes: França, Holanda e Reino Unido.  

Foi fundada em 1902 como Escritório Sanitário Internacional para fazer frente à propagação de doenças infecciosas em uma época de rápida expansão do transporte marítimo.

Em 1923, passou a se chamar Escritório Sanitário Pan-americano e, posteriormente, em 1958, Organização Pan-Americana da Saúde. 

A Opas é tanto o escritório regional para as Américas da OMS quanto o organismo especializado em saúde do Sistema Interamericano.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.