Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CHINA

Panda macho mais velho em cativeiro morre aos 35 anos em Hong Kong

Por: AFP

Publicado em: 21/07/2022 09:02

Panda gigante An An come lanches em seu habitat no parque temático local atualmente fechado Ocean Park, em Hong Kong.Foto tirada em 19 de maio de 2020. (Foto: ANTHONY WALLACE / AFP)
Panda gigante An An come lanches em seu habitat no parque temático local atualmente fechado Ocean Park, em Hong Kong.Foto tirada em 19 de maio de 2020. (Foto: ANTHONY WALLACE / AFP)
An An, que era até agora o panda macho em cativeiro mais velho do mundo, morreu nesta quinta-feira (21) aos 35 anos, anunciou o zoológico de Hong Kong onde ele passou a maior parte de sua vida. 

A saúde de An An se deteriorou nos últimos dias e o animal mostrou pouca atividade física e um apetite reduzido, o que o levou a ser sacrificado na manhã desta quinta-feira, informou o Ocean Park Zoo and Amusement Park em um comunicado.

A idade do panda equivale a cerca de 105 anos para um humano, informou o zoológico, que explicou que a "decisão difícil" foi tomada para seu bem-estar, após consultas com especialistas chineses. 

O panda nasceu em estado selvagem na China continental e fez parte de um casal de pandas entregue por Pequim a Hong Kong para celebrar o segundo aniversário da entrega da cidade do Reino Unido à China. Os pandas fazem parte de uma tradição diplomática de presentes da China. 

An An e sua companheira Jia Jia passaram o resto de suas vidas no Ocean Park.

Quando morreu aos 38 anos em 2016, Jia Jia ostentava o recorde mundial do Guinness de panda mais velho do mundo e do panda mais velho em cativeiro.

Após a morte de Jia Jia, seu parceiro viveu uma vida bastante solitária e em 2021 celebrou seu 35º aniversário sozinho com uma torta congelada de frutas e bambu preparada para ele por funcionários do parque. 
TAGS: animais | china | hongkong |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco