Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

SAÚDE

Convênio distribuirá genéricos de prevenção ao HIV em países de baixa renda

Por: AFP

Publicado em: 28/07/2022 18:42

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
Um acordo permitirá a distribuição de medicamentos genéricos para a prevenção do contágio pelo HIV em países de baixa renda, anunciaram nesta quinta-feira (28) as organizações Unitaid e Medicines Patent Pool.

Por meio desse convênio, a ViiV Healthcare, uma subsidiária do gigante farmacêutico britânico GSK, possibilitará a uma série de fabricantes produzir versões genéricas de seu injetável Cabotegravir LA, uma profilaxia pré-exposição (PrEP) para o HIV.

Hoje, o preço anual desse tratamento - 22 mil dólares nos Estados Unidos, por exemplo - é um obstáculo para sua utilização em muitos países de baixa e média renda.

"O acesso a uma opção eficaz a longo prazo de prevenção ao HIV pode contribuir significativamente para a meta de acabar com essa pandemia até 2030”, disse um porta-voz da Unitaid, Herve Verhoosel.

Na quarta-feira, foi divulgado um relatório da Conferência Internacional de Aids que indica que a luta global contra o HIV estagnou devido ao uso de fundos para lidar com a covid-19 e outras crises.

Cerca de 1,5 milhões de pessoas foram infectadas no ano passado, um milhão acima dos objetivos estabelecidos no combate ao vírus.

A Unitaid é uma iniciativa de saúde global que busca democratizar o acesso a medicamentos. Fundada pela Unitaid, a Medicines Patent Pool trabalha para obter autorizações para a produção de medicamentos genéricos nos países mais pobres.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco