Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

SOLUÇÕES

UE busca medidas para solucionar fornecimento de grãos da Ucrânia

Publicado em: 20/06/2022 19:55

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
De acordo com o chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell, o bloco está atuando junto com a Organização das Nações Unidas (ONU) para retomar em uma questão de dias as exportações marítimas de grãos ucranianos paralisados nos portos do mar Negro devido às hostilidades e assim poder assegurar o fornecimento dos grãos por vários outros meios, cujo bloqueio culpa a Rússia. “A UE tem feito esforços para exportar os grãos da Ucrânia por rotas alternativas, por exemplo, por caminhões e trens, mas que nenhuma delas pode garantir o trânsito suficiente necessário a curto prazo”, relatou Borrell em seu blog.

Para o alto representante da União Europeia é imperativo permitir que as exportações da Ucrânia por navio sejam restauradas. “Estamos trabalhando estreitamente com a ONU neste ponto, e a UE e seus Estados-membros estão prontos para fazer sua parte das ações necessárias para conseguir isso e prevenir quaisquer impactos indesejados das nossas sanções sobre a segurança alimentar global. Esperamos que uma solução possa ser encontrada nos próximos dias. Não fazer isso ameaça causar uma catástrofe alimentar mundial", afirmou.

Segundo as declarações de Borrell, o Norte da África é a região mais dependente do fornecimento de alimentos da Ucrânia e da Rússia e que por isso corre mais riscos de ser afetada pela escassez e fome. Já as Nações Unidas já alertaram diversas vezes que a quebra da cadeia de abastecimento ameaça a segurança alimentar em escala global.

A União Europeia, seus parceiros e aliados responsabilizam o governo russo pelo bloqueio dos carregamentos de grãos da Ucrânia. Enquanto isso, Moscou rebate e diz que os cargueiros não podem deixar os portos do mar Negro por causa das minas plantadas pelos militares ucranianos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco