Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

AGÊNCIA

Israel espera que a AIEA detenha programa nuclear do Irã

Publicado em: 07/06/2022 15:49

 (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
Foto: Emmanuel Dunand/AFP
Nesta terça-feira (7), o premiê de Israel, Naftali Bennett, instou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a conter o programa nuclear iraniano. “Esperamos que o Conselho de Governadores da AIEA emita um sinal de alerta ao regime de Teerã e deixe claro que, se continuar sua desafiante política nuclear, pagará um preço alto”, disse Bennett. 
 
Além disso, o primeiro-ministro israelense acrescentou que Israel reserva para si a liberdade de ação contra o programa nuclear do Irã, com ou sem acordo. “Os dias de impunidade, em que o Irã continua atacando Israel e espalhando o terror através de seus satélites regionais, mas permanece ileso: esses dias acabaram. Nós agimos em qualquer tempo e em qualquer lugar e continuaremos fazendo isso”, afirmou o premiê. 
 
Recentemente Bennett também apresentou documentos que abordam sobre o suposto artifício de Teerã à AIEA ao esconder a sua expansão em urânio e das alegadas tentativas iranianas de ocultar a condição real em seu programa nuclear.  Para o primeiro-ministro, o Conselho de Governadores da AIEA deve considerar criar um planejamento para solucionar essa questão e ainda a futura cooperação do Irã com a agência.
 
O Plano Conjunto de Ação Global (JCPOA), o acordo nuclear iraniano foi assinado, em 2015, pelo Irã, China, França, Rússia, Reino Unido, EUA, Alemanha e União Europeia, que estabeleceu que o governo iraniano reduzisse seu programa nuclear e também diminuísse drasticamente suas reservas de urânio.  No entanto, em 2018, o então presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu sair do JCPOA, e comentou ser o "pior acordo da história". Mas, as negociações foram retomadas no governo de Joe Biden, apesar de até o momento ainda não haver um consenso e conclusão definitiva no acordo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Grupo Diario de Pernambuco