Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

GEOPOLÍTICA

Comissão Europeia dará opinião em junho sobre adesão da Ucrânia

Por: AFP

Publicado em: 09/05/2022 10:37

 (Foto: Ludovic MARIN / AFP )
Foto: Ludovic MARIN / AFP
A Comissão Europeia apresentará em junho uma resposta ao pedido de adesão urgente à União Europeia lançado pela Ucrânia, num passo essencial antes de o caso ser submetido aos países do bloco, anunciou nesta segunda-feira (9) a chefe da instituição, Ursula Von der Leyen.

"A Comissão pretende emitir um parecer em junho", disse Von der Leyen no Twitter, relatando uma conversa com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Von der Leyen acrescentou que nessa conversa informou Zelensky de que a Comissão espera receber o questionário que deve ser apresentado pela Ucrânia sobre sua candidatura à adesão.

Em decorrência da invasão de seu território pela Rússia, a Ucrânia solicitou a adesão imediata à União Europeia (UE), passo não previsto nas regras de funcionamento do bloco e que, portanto, foi recebido com cautela e ceticismo. 

A adesão de um país candidato à UE é um processo complexo de adaptação da legislação interna aos regulamentos europeus, e normalmente leva vários anos - em alguns casos, mais de uma década - de negociações árduas.

Ao final desse processo, a decisão final sobre a adesão cabe aos 27 países-membros do bloco. 

Em uma cúpula em Versalhes, na França, em março, os líderes europeus esfriaram explicitamente a aspiração ucraniana. 

O último país a aderir à UE foi a Croácia, em 2013, embora as negociações tenham começado oito anos antes, em 2005, e os últimos capítulos tenham sido concluídos em 2011.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco