Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Agência europeia diz que risco de contágio por varíola do macaco é 'muito baixo'

Por: AFP

Publicado em: 23/05/2022 20:10

 (Foto: OMS/ Centro de Controle de Doenças da Nigéria
)
Foto: OMS/ Centro de Controle de Doenças da Nigéria
O risco de contágio por varíola do macaco é "muito baixo" entre a população em geral, mas "alto" entre pessoas com múltiplos parceiros sexuais, declarou nesta segunda-feira (23) a agência de saúde da União Europeia.

"Para a população em geral, a probabilidade de contágio é muito baixa", apontou o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) em sua primeira avaliação de risco desde o aparecimento incomum de dezenas de casos na Europa e na América do Norte.

"No entanto, é considerada alta a probabilidade de o vírus se espalhar mais por contatos próximos, por exemplo, em atos sexuais ou entre pessoas que têm múltiplos parceiros sexuais", acrescentou. 

Até 21 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia sido notificada de 92 casos confirmados de varíola do macaco e de 28 casos suspeitos, detectados em 12 países onde a doença não é endêmica, incluindo vários na União Europa, Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Nesta segunda, a OMS informou que a transmissão da varíola do macaco de pessoa para pessoa "pode ser detida nos países não endêmicos".

"Queremos deter a transmissão de pessoa para pessoa. Podemos fazer isto nos países não endêmicos (...) É uma situação que pode ser controlada", declarou Maria Van Kerkhove, diretora da luta contra a covid-19 na OMS, assim como do combate às doenças emergentes e zoonoses.

"Estou preocupada com o número crescente de casos detectados de varíola do macaco na União Europeia e globalmente. Estamos monitorando de perto a situação", afirmou, por sua vez, Stella Kyriakides, comissária europeia para a Saúde e Segurança Alimentar.

Kyriakides salientou que, embora a probabilidade de propagação da doença "na população em geral seja baixa", é importante "manter-se vigilante", com métodos de rastreamento e diagnóstico eficazes. 

Não há tratamento para a varíola do macaco, mas seus sintomas geralmente desaparecem dentro de duas a três semanas. 

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, linfonodos inchados, calafrios e fadiga. 

Erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e, finalmente, crostas aparecem.

Segundo o ECDC, o vírus pode se desenvolver em uma forma grave da doença em alguns grupos como "crianças pequenas, mulheres grávidas e pessoas imunossuprimidas".

A agência também alertou para o risco de "transmissão de humano para animal" e disse que, se o vírus se espalhar para animais, "existe o risco de a doença se tornar endêmica na Europa".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários