Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CONFLITO

Secretário-geral da ONU chega à Ucrânia

Por: AFP

Publicado em: 27/04/2022 19:30

 (Foto: Maxim SHIPENKOV / POOL / AFP
)
Foto: Maxim SHIPENKOV / POOL / AFP
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, anunciou nesta quarta-feira (27) sua chegada a Kiev, procedente de Moscou, onde falou com o presidente russo Vladimir Putin sobre a guerra entre os dois países.

"Cheguei na Ucrânia, após ter estado em Moscou. Continuaremos trabalhando para ampliar a ajuda humanitária e garantir a retirada de civis das áreas de conflito [na Ucrânia]", afirmou Guterres em sua conta do Twitter.

"Quanto antes essa guerra terminar, melhor será para Ucrânia, Rússia e o mundo", acrescentou.

Durante a conversa com Putin em Moscou, Guterres repetiu seus apelos à Ucrânia e  Rússia para que trabalhem juntos em criar corredores humanitários "seguros e eficazes" nas áreas em conflito.

Por sua vez, Putin disse a Guterres que esperava que as negociações pudessem permitir o fim do conflito, desencadeado após a invasão da Ucrânia por tropas russas em 24 de fevereiro. 

"Apesar de a operação militar estar se desenvolvendo, continuamos com a esperança na capacidade de alcançar acordos pela via diplomática", disse Putin a Guterres, em comentários transmitidos pela televisão.

Ucrânia e Rússia mantiveram negociações na Turquia, as quais se estagnaram após a descoberta de corpos de civis em áreas próximas a Kiev que eram, até então, ocupadas pelas forças russas.
TAGS: onu | rússia | ucrânia | conflito |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Espanha 2022 de F1
Antiproibicionismo: Marcha da Maconha por uma nova política de drogas
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Grupo Diario de Pernambuco