Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

REAÇÃO

Rússia reage a possíveis novas sanções norte-americanas

Publicado em: 13/01/2022 17:05

 (Foto: Alexey NIKOLSKY / SPUTNIK / AFP)
Foto: Alexey NIKOLSKY / SPUTNIK / AFP
Os senadores do Partido Democrata dos Estados Unidos apresentaram ontem (12) um projeto de lei que propõe introduzir austeras sanções em relação a determinados setores da economia russa, assim como a dívida pública e contra os mais altos funcionários do Estado no caso do aumento das tensões em torno da Ucrânia.

Por outro lado, nesta quinta-feira (13), o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, anunciou que essas possíveis sanções norte-americanas durante as negociações em curso sobre as garantias de segurança são uma tentativa de pressionar a Rússia. “Certamente, avaliamos o surgimento de tais documentos e tais declarações de uma forma extremamente negativa. Especialmente em meio à série das negociações em curso. Mesmo malsucedidas, são negociações. Claro, a conjugação no tempo dessas declarações com as conversas é uma tentativa de pressionar Moscou, mas ela é a priori vã”, disse Peskov em coletiva a imprensa.

De acordo também com as declarações do porta-voz, a Rússia considera que essas potenciais sanções dos EUA não favorecem a composição de uma atmosfera construtiva nas negociações sobre as garantias de segurança propostas pela Rússia em dezembro passado. "Trata-se de sanções que em sua essência, e considerando a inevitável resposta adequada, podem ser de fato comparadas a uma iniciativa para o rompimento dos laços. Pelo menos é impossível interpretar as formulações dessas sanções de outro modo", afirmou.

No entanto, Peskov acrescentou que Moscou ainda não planeja responder. "Porque nós, apesar de tudo, queremos ter esperança na vitória de algum bom senso, queremos ter esperança que essas sejam apenas declarações barulhentas e um tipo de ruído com objetivo de tentar influenciar o nosso país de alguma forma", finalizou.
TAGS: sancoes | eua | russia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Grupo Diario de Pernambuco