Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

Peru bate recorde com mais de 24.200 casos de Covid em 24h

Por: AFP

Publicado em: 12/01/2022 10:13

 (Foto: ERNESTO BENAVIDES / AFP)
Foto: ERNESTO BENAVIDES / AFP
O Peru registrou um recorde de 24.288 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo seu ministro da Economia, no momento em que a terceira onda da pandemia castiga o país com sua variante ômicron - informou o Ministério da Saúde.

Este número supera em mais de 7.100 o recorde estabelecido no domingo (9) de 17.128 casos em um único dia. No sábado, foram mais de 16.100 novas infecções.

Nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu para 60 contra 30 na véspera. Desde março de 2020, o Peru acumula 203.157 óbitos.

Também na terça-feira, o ministro peruano da Economia, Pedro Francke, testou positivo para a covid-19.

"O Ministério da Economia informa que o ministro Pedro Francke testou positivo para um exame molecular para o diagnóstico da covid-19", informou o ministério em um comunicado.

"O ministro tomou as três doses e se encontra estável, cumprindo os protocolos sanitários e as indicações médicas", acrescentou a nota.

O Ministério da Saúde confirmou, há uma semana, que o país atravessa uma nova onda da pandemia, após as festas de fim de ano.

As infecções se devem à expansão da variante ômicron, altamente contagiosa, em Lima, Callao e diferentes regiões do país. De acordo com o mesmo Ministério, 82% dos novos casos se devem à propagação da variante ômicron na Zona Metropolitana de Lima.

O ministro da Saúde, Hernando Cevallos, disse à imprensa que a ômicron "atingirá todo sistema sanitário do país", afetado, principalmente, no nível de atendimento básico, realizado em postos e em centros de saúde.

Dezenas de pessoas fizeram longas filas na terça-feira para se submeterem a testes de detecção do coronavírus e se imunizarem em hospitais e em centros de vacinação na capital.

Em dezembro, eram contabilizados 1.500 diagnósticos positivos diários. As pessoas infectadas com a ômicron somam 332 no Peru.

Na semana passada, foram registrados no país mais de 70.000 novos casos.

O Peru tem a maior taxa de mortalidade pela covid-19 do mundo, com 6.122 mortos por milhão de habitantes, conforme balanço da AFP feito com base em dados oficiais.

Agora, chega a 2.412.577 o total de casos de coronavírus em 22 meses de pandemia no Peru, país com 33 milhões de habitantes. O número de mortos desde março de 2020 é de mais de 203.000.

Diante desse quadro, o governo informou no sábado (8) que manterá fechadas suas fronteiras terrestre.

O fechamento das fronteiras "está em permanente avaliação. Assim que entendermos que a abertura das fronteiras não vai gerar um grande problema de saúde, as fronteiras vão-se abrir", disse o ministro Cevallos à imprensa.
TAGS: saúde | covid-19 | perú | pandemia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Objeto na Via Láctea como nada que os astrônomos já viram
Manhã na Clube: entrevistas com Dorgivânia Arraes (CRC-PE) e Fabi Soares, consultora de RH
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Grupo Diario de Pernambuco