Diario de Pernambuco
Busca

RELAÇÕES EXTERIORES

EUA e Rússia se reúnem para discutir sobre a Ucrânia

Publicado em: 21/01/2022 14:59

 (Foto: Alex Brandon / POOL / AFP)
Foto: Alex Brandon / POOL / AFP
Nesta sexta-feira (21) foi realizado em Genebra o encontro entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o chanceler russo Sergei Lavrov sobre a situação ucraniana. "Fomos claros, se alguma força militar russa atravessar a fronteira da Ucrânia, vai ser recebida com uma resposta rápida, severa e unida dos EUA e seus aliados”, disse Blinken na coletiva de imprensa.

Mas durante a reunião, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia reiterou que não há planos de Moscou para invadir a Ucrânia. “Vocês afirmam que nós temos intenção de atacar a Ucrânia, por mais que nós já tenhamos explicado que isso não é verdade", falou Lavrov aos jornalistas.

Por sua vez, o secretário norte-americano também ressaltou que depois de suas conversas com Lavrov, sente que as duas nações podem trabalhar no desenvolvimento de um entendimento. "Com base em nossa discussão, acredito que podemos levar adiante esse trabalho de desenvolver entendimentos e acordos conjuntos que garantam nossa segurança mútua", revelou Blinken.

O MRE russo declarou que a eunião com Blinken foi intermediária e que este disse que está satisfeito com a troca de opiniões que tiveram e que estas vão lhes ajuda na próxima semana a fornecer sua reação escrita à Rússia. “Também seria correto tornar a resposta dos EUA pública e irei solicitar isso a Antony Blinken”, afirmou o chanceler.

Já Blinken destacou que a conversa com Lavrov não foi uma negociação, mas uma troca franca de preocupações e idéias, de modo que ambas as autoridades concordaram em continuar a discussão apos Washington apresentar sua resposta às propostas de segurança russas enviadas a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). "Com base nas discussões de hoje, o ministro das Relações Exteriores e eu concordamos que é importante que o processo diplomático continue. Eu disse a ele que, após as consultas que teremos nos próximos dias com aliados e parceiros, prevemos que poderemos compartilhar com a Rússia nossas preocupações e ideias com mais detalhes e por escrito na próxima semana e concordamos em discutir depois disso", garantiu o secretário dos EUA.

Além disso, Blinken ainda anunciou que retornará a Washington para consultar o presidente Joe Biden e toda a equipe de Segurança Nacional, assim como os membros do Congresso e aliados pelos próximos dias a respeito das conversas realizadas com Lavrov.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.