Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

INVESTIMENTO

Presidente chinês anuncia estabelecimento do Fundo de Biodiversidade de Kunming

Publicado em: 13/10/2021 12:08

 (Foto: Agência Xinhua / Divulgação)
Foto: Agência Xinhua / Divulgação
Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou nesta terça-feira a iniciativa da China para estabelecer o Fundo de Biodiversidade de Kunming e assumir a liderança investindo 1,5 bilhão de yuans (US$ 233 milhões) no fundo.

O fundo será usado para apoiar a proteção da biodiversidade nos países em desenvolvimento, disse Xi ao discursar na cúpula de líderes da 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica por videoconferência em Beijing.

Observando que a pandemia da COVID-19 lançou uma sombra sobre o desenvolvimento global e agravou os desafios para a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, Xi disse que os países em desenvolvimento, em face da tarefa dupla de recuperação econômica e proteção ambiental, “precisam de ajuda e apoio ainda maiores.”

A China convida e dá as boas-vindas a todas as partes para contribuírem ao fundo, acrescentou.

“Precisamos fortalecer a solidariedade para superar as dificuldades e permitir que as pessoas de todos os países se beneficiem mais e de maneira mais justa dos resultados do desenvolvimento e de um ambiente saudável, a fim de construir uma pátria de desenvolvimento comum de todos os países”, disse Xi.

A China fez progressos notáveis na construção de uma civilização ecológica, incluindo a proteção da vida selvagem, expressou Xi, citando a aventura dos elefantes errantes na Província de Yunnan, no sudoeste do país.

O país está acelerando o estabelecimento de um sistema de áreas protegidas com parques nacionais como pilar, explicou Xi, acrescentando que as áreas de maior importância para o ecossistema natural e com as paisagens naturais mais singulares, o patrimônio natural mais valioso e a maior reserva de biodiversidade serão incluídas no sistema.

Com uma área terrestre protegida de 230 mil quilômetros quadrados, o primeiro lote de parques nacionais da China abriga quase 30% das principais espécies terrestres de vida selvagem encontradas no país, revelou Xi.

O país também começou a construir um sistema de jardins botânicos nacionais em cidades como Beijing e Guangzhou, disse ele.

“A China continuará avançando o progresso ecológico, permanecendo comprometida em implementar a nova filosofia de desenvolvimento enfatizando o desenvolvimento inovador, coordenado, verde e aberto para todos e a construção de uma bela China”, disse.

“Estamos vivendo em uma era repleta de desafios e cheia de esperanças”, salientou Xi. “Se prosseguirmos com perseverança, um futuro brilhante aparecerá.”
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morreu James Michael Tyler, o Gunther de Friends
Manhã na Clube: entrevistas com Alberes Lopes, Antônio César Cruz e Almir Reis
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Grupo Diario de Pernambuco