Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

AFEGANISTÃO

Talibãs querem presença diplomática dos EUA em Cabul, segundo autoridades estadunidenses

Por: AFP

Publicado em: 27/08/2021 17:19

 (Foto: Wakil Kohsar/AFP

)
Foto: Wakil Kohsar/AFP
O Talibã pediu aos Estados Unidos que mantenham uma presença diplomática em Cabul após a retirada de suas tropas, mas Washington ainda não decidiu seus planos, disseram autoridades americanas nesta sexta-feira (27). 

Os novos governantes linha-dura do Afeganistão querem que os países mantenham suas embaixadas abertas assim que a operação de evacuação terminar, em 31 de agosto, disseram os funcionários sob anonimato. 

Depois que o Talibã assumiu o poder em meados de agosto, os diplomatas americanos restantes na embaixada se deslocaram para o aeroporto de Cabul, protegido por tropas americanas. 

Mas os militares americanos devem deixar Cabul na terça-feira, de acordo com o cronograma estabelecido pelo presidente Joe Biden. Portanto, se o presidente mantiver a missão em Cabul, não haverá soldados para proteger os diplomatas.

Nessas condições, e com os Estados Unidos longe de reconhecer um governo liderado pelo Talibã, a continuidade da presença diplomática de Washington em Cabul é um grande ponto de interrogação. 

O assunto está sendo debatido dentro do governo, disseram autoridades americanas. 

Eles também disseram que a segurança dos funcionários é a prioridade e que uma decisão pode ser anunciada no início da próxima semana.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco