Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CHINA

China alcança mais de 1 bilhão de usuários de Internet

Por: AFP

Publicado em: 27/08/2021 09:30

 (Foto: Noel Celis / AFP)
Foto: Noel Celis / AFP
A China superou pela primeira vez a marca de 1 bilhão de usuários de Internet, já que o uso de smartphones continua se desenvolvendo rapidamente com a digitalização dos serviços e o aumento da infraestrutura - informa um estudo divulgado nesta sexta-feira (27).

Um grande número de tarefas pode ser realizado remotamente no país, como pagamento de contas de gás e luz, entrega de comida e remédios, compras online e consultas médicas, entre muitas outras.

A China ganhou mais 21,75 milhões de usuários de Internet em seis meses, o que corresponde ao dobro da população da Bélgica, de acordo com um relatório do Centro de Informações sobre Internet da China (CNNIC), um órgão oficial.

O país tem hoje 1,011 bilhão de pessoas conectadas, segundo o último balanço, feito em junho.

O CNNIC explica este aumento pela melhora das infraestruturas (antenas de retransmissão, redes), pelo surgimento de novos serviços online (serviço público, educação), ou ainda por uma melhor logística nas pequenas cidades e no campo, o que possibilita o desenvolvimento do comércio online.

A taxa de cobertura nacional de Internet é de 71,6%, e de 59,2%, nas áreas rurais.

A China monitora de perto sua internet para eliminar qualquer conteúdo considerado sensível, como os chamados para derrubar o governo, as críticas abertamente frontais às políticas nacionais, ou mesmo pornografia. Também exige que os sites e as redes sociais tenham seus próprios censores para realizar essa tarefa.

O controle foi reforçado nos últimos anos sob a liderança do presidente Xi Jinping, que defende um fortalecimento crescente da ideologia socialista e da moralidade na sociedade.

Vários sites estrangeiros estão bloqueados na China. Entre eles, Facebook, Google, Instagram, WhatsApp, Gmail, YouTube e até vários veículos de comunicação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Manhã na Clube: Lucas Ramos (Sec. de Ciência e Inovação de Pernambuco) e dr. Catarina Ventura
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Grupo Diario de Pernambuco