Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DENÚNCIA

Presidente do México garante que foi vítima do programa de espionagem Pegasus

Publicado em: 20/07/2021 14:55

 (foto: AFP
)
foto: AFP
Nesta terça-feira (20), o presidente do México Andrés Manuel López Obrador denunciou que o programa israelense Pegasus foi adquirido na gestão federal anterior e que a espionagem também era dirigida contra ele e sua família. 

De acordo com a declaração feita durante uma coletiva de imprensa, Obrador afirmou que os governos anteriores possuíam equipamentos sofisticados para ouvir todos os telefonemas, não só da pessoa que era o alvo, mas de todos ao seu redor. “É claro que me espiaram por um ou dois anos, muitos mais; mas agora se sabe que eles também espionaram minha esposa e meus filhos, até o médico que me assiste, agora virou notícia mundial porque fizeram o mesmo em outros países", disse o líder mexicano. Outras vítimas do escândalo de espionagem no México incluem a esposa do presidente mexicano, seus filhos e 50 outras pessoas que convivem com Manuel López Obrador.
 
Segundo reportagens publicadas pela mídia britânica e norte-americana no último domingo (18), o sotfware Pegasus é um malware legal desenvolvido pela empresa israelense NOS Group e vendido a governos para ser utilizado para investigação de grupos terroristas e crime organizado, no entanto vem sendo usado desde 2016 para invadir celulares que pertenciam a ativistas de direitos humanos, advogados, jornalistas, adversários políticos ente outros. O Pegasus é considerado um dos programas de espionagem mais completos e avançados disponíveis para celulares e pode atacar aparelhos com o sistema operacional Android, do Google, e iOS, utilizado em iPhones.

As informações dos jornais do Reino Unido e dos EUA foram obtidas pela Forbidden Stories, uma organização sem fins lucrativos de Paris, e da Anistia Internacional, que conseguiram uma relação de 50 mil números que podem ter sido invadidos pelo programa espião e vendido para inúmeras agências governamentais. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
EUA planejam abrir fronteiras para vacinados
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Doriel Barros (PT), Fernando Murta e Elmo Santos
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco