Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

MÉXICO

População mexicana sofre com falta de água e produtores agrícolas temem o pior

Publicado em: 02/07/2021 11:01 | Atualizado em: 02/07/2021 11:40

De acordo com especialistas a possibilidade é de que as culturas ressecadas resultem em uma produção em escala menor (Foto: Agência Brasil )
De acordo com especialistas a possibilidade é de que as culturas ressecadas resultem em uma produção em escala menor (Foto: Agência Brasil )
Uma longa seca tem atormentado a população mexicana há dias. Após ter afetado dois terços do território, o pior ainda está por vir, visto que nas próximas semanas a previsão é de altas temperaturas, danos às safras e o aumento da escassez de água. 

De acordo com especialistas, a possibilidade é de que as culturas ressecadas resultem em uma produção em escala menor, o que acaba aumentando ainda mais a preocupação dos agricultores da região. 
 
"Em alguns estados, a irrigação praticamente desapareceu devido à falta de chuvas", disse Rafael Sanchez Bravo, especialista em águas da Universidade Autônoma de Chapingo, chamando a atenção para os baixos níveis de reservatórios e a menor transferência de água para as fazendas, após as temperaturas terem atingido 40 graus Celsius em algumas partes do norte do México na quarta-feira (30). 

Este episódio que está acontecendo no México é bastante semelhante ao que aconteceu no oeste dos Estados Unidos e no Canadá, onde a produtividade das safras está ameaçada e o racionamento de água precisou ser instalado. 
Para os mexicanos, a esperança é de que os reabastecimento dos reservatórios do país sejam preenchidos pelas chuvas que acontecem no tradicional período chuvoso.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco