Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ACORDO

Biden afirma que no seu governo o Irã não terá armas nucleares

Publicado em: 06/07/2021 15:10

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (DC POOL/AFP)
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (DC POOL/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em reunião com o líder israelense Reuven Rivlin reiterou o compromisso de sua administração com a segurança de Israel e ainda garantiu que o Irã não poderá obter armas nucleares enquanto ele for presidente. Biden também prometeu a Rivlin aprofundar a cooperação bilateral em todos os campos. "Os líderes discutiram os múltiplos desafios que a região enfrenta, incluindo a ameaça representada pelo Irã. O presidente Biden enfatizou que, sob seu governo, o Irã nunca obterá uma arma nuclear. Também garantiu ao presidente Rivlin que os Estados Unidos continuam decididos a combater a atividade maligna do Irã e o apoio de Teerã a grupos terroristas, que têm consequências desestabilizadoras para a região", diz a nota oficial da Casa Branca.

Além disso, durante o encontro as questões relacionadas à paz e a estabilidade no Oriente Médio entraram na pauta. "Neste sentido, o presidente Biden expressou seu forte apoio à normalização das relações entre Israel e outros países do mundo árabe e muçulmano", destaca o comunicado. 

O líder norte-americano ressaltou a importância de Israel tomar "medidas para garantir a tranquilidade, a estabilidade e apoiar maiores oportunidades econômicas para o povo palestino". Em sua opinião, uma solução negociada a partir da fórmula de dois Estados continua sendo a melhor via para alcançar uma paz duradoura. 

No entanto, no último domingo as forças militares dos EUA comandaram ataques aéreos próximo da fronteira entre o Iraque e a Síria contra as instalações usadas por grupos de milícias armados (Kata'ib Hezbollah e Kata'ib Sayyid al-Shuhada) apoiados pelo Irã. Mas Washington afirmou que os ataques foram ordenados pelo próprio presidente dos EUA. O Pentágono ainda declarou que estes alvos "foram selecionados porque estas instalações são utilizadas por milícias apoiadas pelo Irã, envolvidas em ataques com veículos aéreos não tripulados contra o pessoal e instalações norte-americanas no Iraque".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Mariz (Associação Brasileira de Energia Nuclear)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco