Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DIPLOMACIA

OTAN afirma que deseja colaborar com a Rússia

Publicado em: 11/06/2021 18:16

 (Foto: MANDEL NGAN/AFP)
Foto: MANDEL NGAN/AFP
Nesta sexta-feira (11) o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, declarou que a instituição está preparada para cooperar com a Rússia por meio dos canais de comunicação existentes. Entretanto, Stoltenberg disse em uma coletiva de imprensa que Moscou até o momento não respondeu à proposta da Aliança Atlântica de realizar uma reunião do Conselho OTAN-Rússia. 

É aguardado que os Estados-membros da OTAN se reúnam em Bruxelas no dia 14 de junho com a finalidade de aprovar uma nova estratégia da aliança e discutir ainda sobre a Rússia, China e as ameaças potenciais ao bloco na próxima década.

Em contrapartida, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko, já garantiu recentemente que a Rússia não está evitando o diálogo, pelo contrário, afirmou que foi a OTAN que não queria aceitar as ofertas de Moscou a respeito da redução da escalada de tensões e a retomada dos contatos militares.

Já a Alemanha elogiou a iniciativa do secretário-geral da OTAN de retomar o diálogo com a Rússia. "O Governo Federal alemão saúda a iniciativa do secretário-geral da OTAN Stoltenberg sobre a reunião do Conselho OTAN-Rússia em breve. Esta oferta foi feita há muito tempo, mas o Kremlin ainda não a aceitou", anunciou Ulrike Demmer, porta-voz da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco