Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Rússia apoia quebra de patentes das vacinas contra a Covid-19

Publicado em: 06/05/2021 16:34

 (Foto: Alexey DRUZHININ / SPUTNIK / AFP)
Foto: Alexey DRUZHININ / SPUTNIK / AFP
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (6) que a Rússia encontra-se disposta a apoiar a proposta de suspender os direitos de propriedade intelectual para as vacinas contra a Covid. "Neste momento ouvimos que há idéias na Europa que, em minha opinião, merecem atenção. A idéia é renunciar a todos os direitos de proteção de patentes sobre vacinas contra a Covid. Isso não só não contradiz, mas, na medida em que eu entendo, está em conformidade com certas regras da Organização Mundial do Comércio, que prevê o levantamento dessa proteção de patente em circunstâncias extraordinárias", declarou Putin.

Além disso, em uma reunião com a vice-primeira-ministra Tatiana Golikova, o líder russo inclusive reafirmou a importância da medida de suspender as patentes de vacinas contra o novo coronavírus, que está em conformidade com as regras da OMC.  Putin ainda acrescentou que a pandemia precisa e deve ser considerada uma circunstância extraordinária. "Portanto, Tatiana Golikova, eu pediria a você e seus colegas para atentar para isso, e trabalhar em cima. Sem dúvida, a Rússia apoiaria tal idéia", sinalizou o presidente.

A declaração de Moscou também entra em concordância com a informação divulgada ontem (5) pela representante de Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, que anunciou que o governo da administração norte-americana de Joe Biden manifestou apoio à suspensão de proteções de propriedade intelectual para os imunizantes contra a Covid-19 devido à emergência mundial desencadeada pela pandemia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.