Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ALERTA

Reino Unido detectou 30 casos de coágulos sanguíneos após vacina da AstraZeneca

Por: AFP

Publicado em: 02/04/2021 16:14

 (Foto: Andreas Solaro/ AFP)
Foto: Andreas Solaro/ AFP
A agência reguladora de medicamentos britânica informou que já identificou 30 casos de coágulos sanguíneos após a aplicação da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, mas ressaltou que o risco é "muito baixo", após ter administrado 18,1 milhões de doses do imunizante. Até 24 de março, foram relatados 22 casos de tromboses cerebrais e oito de outras patologias associadas a um déficit de plaquetas sanguíneas, informou a agência reguladora (MHRA).

A agência informou que não recebeu nenhum relatório semelhante sobre a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. "O risco de sofrer este tipo de coágulo sanguíneo é muito baixo", destacou. "Os benefícios das vacinas contra a covid-19 continuam a superar os riscos", acrescentou. A vacinação é "a única forma eficaz de reduzir as mortes e as formas graves da doença", acrescentou a MHRA.

Em termos gerais, "a quantidade e a natureza dos efeitos colaterais mencionados até agora não são incomuns em comparação com outros tipos de vacinas usadas habitualmente", explicou. A vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, está sob vigilância em vários países após casos graves de trombose.

A Holanda anunciou nesta sexta-feira a suspensão da aplicação desta vacina em pessoas com menos de 60 anos de idade após o registro de novos casos de coágulos sanguíneos. No entanto, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) declarou na semana passada que a vacina da AstraZeneca é "segura e eficaz".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Posse e compra de armas de fogo geram polêmica entre autoridades e população
Liberdade de imprensa piora no Brasil de Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/04
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco