Diario de Pernambuco
Busca

REALEZA

Príncipes Harry e William homenageiam seu avô, o falecido príncipe Philip

Por: AFP

Publicado em: 12/04/2021 13:38

 (Foto: TOLGA AKMEN/AFP)
Foto: TOLGA AKMEN/AFP
Os príncipes William e Harry fizeram uma homenagem comovente nesta segunda-feira (12) ao seu avô Philip, esposo da rainha Elizabeth II, cuja morte aos 99 anos os reuniu pela primeira vez desde que Harry abandonou a família real britânica.

Depois de chegar em Londres vindo da Califórnia, onde vive agora com sua esposa Meghan, Harry, de 36 anos, referiu-se ao seu avô como um "homem de serviço, honra e grande senso de humor".

Seu irmão William, de 38 anos e o segundo na linha de sucessão ao trono depois de seu pai Charles, afirmou que vai sentir falta deste "homem extraordinário". "Sei que ele iria querer que seguíssemos adiante com o nosso trabalho".

Em Londres, os parlamentares encurtaram em um dia suas férias de Páscoa para esta homenagem solene ao marido e apoio fiel da rainha Elizabeth II por 73 anos, marcada para a tarde, em Westminster, antes de seu funeral no próximo sábado.

Antes deles, os deputados do Parlamento local escocês saudaram a memória daquele que também era duque de Edimburgo.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, conhecido pela sua linguagem às vezes provocativa, lembrou algumas das frases politicamente incorretas do príncipe Philip que, com seu senso de humor particular, buscava apenas "quebrar o gelo" e tirar o peso de situações tensas.

Depois de servir na Segunda Guerra Mundial, "enfrentou o desafio de ser marido de uma mulher poderosa numa época em que era ainda mais exceção do que hoje", ressaltou a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.

"Mesmo assim, o duque de Edimburgo se dedicou a apoiar a rainha - eles formavam uma verdadeira parceria", declarou.

Temporariamente suspensa, a campanha para as eleições locais de 6 de maio já foi retomada.

Patriarca da família real, conhecido por seu caráter forte e por sua franqueza, mas também por sua devoção à rainha e ao país, Philip morreu "em paz" no castelo de Windsor, no oeste de Londres, na sexta-feira. Ele completaria 100 anos em 10 de junho.

Sua morte deixou um "grande vazio" na vida da rainha, relatou seu filho Andrew, após uma missa em sua memória no domingo.

"Perdemos como se fosse o avô da nação", disse Andrew, de 61 anos, que foi afastado da vida pública em 2019 por causa de sua amizade com o falecido financista americano Jeffrey Epstein, acusado de tráfico de menores.

"Meu pai foi meu professor, meu apoio e minha crítica, mas o que foi mais modelo para mim foi sua vida bem vivida e seu senso de dever cumprido de forma altruísta", ressaltou a princesa Anne, que era muito próxima ao pai.

O herdeiro da coroa, Charles, disse que "querido papai" faz uma "imensa falta".

Venerado em Vanuatu
A memória de Philip, príncipe nato da Grécia e da Dinamarca, foi homenageada muito além do Reino Unido, inclusive em duas aldeias em Vanuatu, um arquipélago do Oceano Pacífico membro da Commonwealth, a associação de 54 países herdada do império colonial britânico.

"O espírito do príncipe Philip deixou seu corpo, mas ele continua vivo", disse à AFP Albi, chefe do vilarejo de Yakel, onde o duque de Edimburgo é adorado como uma divindade.

No Reino Unido, homenagens foram realizadas desde a morte do príncipe, com tiros de canhão em todo país e minutos de silêncio nos estádios no sábado.

Os buquês de flores estão-se acumulando do lado de fora dos portões de Windsor e do Palácio de Buckingham, apesar dos apelos para que o público não se reúna, devido à pandemia.

Em razão da crise sanitária, o funeral do príncipe, que será organizado no sábado no Castelo de Windsor, quatro dias antes do 95º aniversário de Elizabeth II, será realizado em privado, para apenas 30 pessoas. O primeiro-ministro Boris Johnson não será um deles.

O funeral levou ao retorno do príncipe Harry ao Reino Unido. Ele chegou no domingo, de acordo com a imprensa local, a primeira vez desde sua retirada da realeza há um ano. Essa volta aumenta as esperanças de reconciliação para uma família, cujas divisões vieram à tona.

Sua esposa Meghan, de 39 anos, que espera seu segundo filho, ficou na Califórnia. Seu médico desaconselhou a viagem para o Reino Unido, de acordo com o Palácio de Buckingham.

No sábado, Harry e William vão acompanhar a pé o caixão de seu avô até a Capela de St. George do Castelo de Windsor, onde a cerimônia acontecerá, relembrando as imagens dos dois irmãos juntos atrás do caixão de sua mãe Diana após sua morte em 1997 em Paris.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.