Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

TURQUIA

Protesto na Turquia contra visita do chanceler chinês Wang Yi

Publicado em: 25/03/2021 19:16

 (Foto: Bulent Killic/AFP)
Foto: Bulent Killic/AFP
Segundo a agência de notícias Associated Press, centenas de uigures e políticos da oposição turca protestaram hoje (25) em frente à embaixada chinesa em Ancara, na Turquia, contra a visita do ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi ao país.

Os manifestantes empunhavam cartazes de parentes desaparecidos, que eles acreditam que estão sendo mantidos em campos de detenção na China e exigem que o governo turco tome uma posição sobre os supostos abusos cometidos pela China contra a minoria étnica em Xinjiang.

O chanceler Wang Yi reuniu-se na embaixada com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, e depois irá se encontrar também com o presidente Recep Erdogan. Recentemente a China sancionou um tratado de extradição com a Turquia que foi assinado anos atrás, o que provocou tensão entre a comunidade uigur de que eles poderiam ser mandados de volta ao país de onde fugiram. Por outro lado, a Turquia ainda não ratificou o acordo. Mas as autoridades de ambos os países afirmam que o projeto de extradição não tem como medida a deportação de uigures.

Os uigures são um grupo turco nativo da região de Xinjiang que buscam refúgio na Turquia há décadas devido aos seus laços culturais com o país. Anteriormente a Turquia defendia a causa uigur, no entanto com uma maior aproximação com o governo de Pequim nos últimos tempos o país tem demonstrado menos apoio na defesa da minoria étnica.

Em contrapartida, a China refuta a existência de campos de detenção de uigures em Xinjiang, e garante que se trata de centros de treinamento profissionalizante e de reeducação de pessoas expostas a extremistas.
TAGS: protesto | china | turquia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/04
Vacinas da Johnson & Johnson sob investigação por risco de trombose
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 13/04
De 1 a 5: dicas de decoração para repaginar a casa de forma simples e sem gastar muito
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco