Diario de Pernambuco
Busca

INVESTIGAÇÕES

Nicolas Sarkozy é condenado à prisão

Publicado em: 01/03/2021 16:11

 (Foto: Bertrand GUAY / AFP)
Foto: Bertrand GUAY / AFP
O Tribunal de Justiça de Paris sentenciou o ex-presidente Nicolas Sarkozy a três anos de prisão, um deles em regime fechado e dos dois deles em condicional. Com essa decisão inédita, Sarkozy se torna o primeiro ex-presidente francês a ser condenado à prisão. 

A condenação do ex-líder francês, de 66 anos de idade, que governou a França entre os anos de 2007 a 2012, foi decretada por corrupção e tráfico de influência com relação ao "caso de escuta telefônica", no qual Sarkozy era réu pela acusação de ter tentado corromper o ex-magistrado Gilbert Azibert, junto com seu advogado Thierry Herzog, quando Azibert era juiz do Tribunal Supremo. A apreciação do caso, referente a 2014, decorreu entre novembro e dezembro do ano passado. 

Durante todo o processo, Sarkozy negou veementemente e inúmeras vezes as acusações. No julgamento chegou a afirmar que jamais havia cometido qualquer ato de corrupção e que nunca utilizou sua posição presidencial a seu favor. 

Em contrapartida, o Tribunal parisiense alegou ter ocorrido um “pacto de corrupção” entre Sarkozy, Herzog e Azibert, que também foram condenados à mesma sentença. Já a Promotoria e o Ministério das Finanças da França tinham exigido uma sentença de quatro anos de prisão, dois deles em condicional garantindo que a imagem do cargo presidencial havia sido afetada pelo caso.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.