Diario de Pernambuco
Busca

DIPLOMACIA

UE apela à Venezuela para retroceder na decisão de expulsar sua embaixadora

Publicado em: 25/02/2021 19:26

 (Foto: YURI CORTEZ / AFP
)
Foto: YURI CORTEZ / AFP
Nesta quinta-feira (25), o Ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, comunicou sobre a resolução que classificou a embaixadora da União Européia como "persona non grata" em seu país. A divulgação de Arreza foi realizada depois de um encontro com a embaixadora da EU, Isabel Brilhante Pedrosa, para discutir a situação. Durante a reunião também participaram representantes diplomáticos da França, Alemanha, Espanha e Países Baixos.

Já a porta-voz do Serviço Superior Europeu de Ação Exterior (SEAE, na sigla em espanhol), Nabila Massrali, se pronunciou e pediu ao governo de Nicolás Maduro para reverter a resolução de expulsar nas próximas 72 horas a embaixadora da União Européia na Venezuela.

Nabila Massrali também declarou que a União Européia lamenta profundamente a medida de Maduro e que a Venezuela somente irá superar sua crise por meio da negociação, com a qual a UE está completamente empenhada. Mas, que a decisão da expulsão da diplomata compromete diretamente o andamento do diálogo e somente leva o país sul-americano ao isolamento internacional.

"A UE lamenta profundamente esta decisão que não fará nada além de isolar a Venezuela internacionalmente. Pedimos que seja revertida", disse Massrali.

%u200BNa última terça-feira (23), a Assembléia Nacional venezuelana pediu a Nicólas Maduro que anunciasse a embaixadora "persona non grata" para proceder com sua expulsão. Além disso, o Parlamento exigiu ainda uma revisão total da presença da EU na Venezuela. A expulsão ocorreu em resposta às sanções contra 19 funcionários do primeiro escalão do governo da Venezuela, além de legisladores e integrantes das forças de segurança, pelas eleições legislativas de dezembro de 2020 no país que, de acordo com a UE, foram manipuladas em prol do líder Maduro.
TAGS: embaixadora | ue | venezuela |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.